Ação coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental/Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Associação Agroecológica de Teresópolis, e com o apoio de várias instituições, o 1º Encontro de Educação Ambiental da Feira Orgânica de Teresópolis, no último sábado (8), foi um sucesso.
Realizado na feira, na Várzea, o evento reuniu representantes do poder público, de organizações ambientais e alunos da Escola Municipal Sylvio Amaral dos Santos, na Granja Guarani, além dos tradicionais frequentadores da feira.
“O evento se deu no âmbito da educação ambiental não formal, com o objetivo de engajar os diversos segmentos da sociedade em ações de defesa do meio ambiente, por meio de práticas simples e efetivas”, resumiu o Secretário de Meio Ambiente e de Defesa Civil, Raimundo Lopes.
Na programação, oficinas de separação de resíduos sólidos e de compostagem e de brinquedos com materiais recicláveis. Outras atrações foram os projetos ‘Núcleo Avançado de Combate a Incêndio Florestal’, do Corpo de Bombeiros; ‘Reciclagem Hoje’, com distribuição de sabão produzido com óleo reciclado; e ‘Nosso Lixo tem Valor’, de coleta seletiva no bairro Granja Guarani.
Técnicos da Defesa Civil Municipal ensinaram como confeccionar um pluviômetro doméstico com garrafas pet. O instrumento é usado para medir a quantidade de chuva, em milímetros, dentro de um determinado período de tempo. Serve para alertar os moradores de áreas de risco sobre a necessidade de deixar suas casas e procurar abrigo em local seguro, dependendo do volume e da duração da chuva.