Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Evento da FIRJAN debate as políticas públicas de incentivo fiscal no estado

Prefeitura firma convênio para qualificar mais de mil jovens e adultos para o mercado de trabalho

Anderson Duarte

Um dos “mantras” do Sistema FIRJAN tem sido ao longo dos últimos anos o fomento à colaboração entre as esferas pública e privada para o desenvolvimento sustentável e a construção de um país socialmente justo, começando estas mudanças pelos municípios, fonte verdadeira de alteração social. Nesta segunda-feira, 10, através da representação regional do órgão, empresários, figuras públicas, e parte do poder público, além de representes de organizações sociais e culturais do município, participaram de um encontro na sede da Alterdata Software para discutir e debater as políticas de incentivo fiscal e a aplicação local destes benefícios. Através de informações técnicas oferecidas pela FIRJAN e de debates focados no fomento a participação das empresas nos projetos sociais, esportivos e culturais da cidade, o auditório lotado da empresa também foi palco de muitas dúvidas sendo sanadas e provocações sobre participação efetiva da classe empresarial nas ações da cidade.
Presente ao evento com uma grande quantidade de secretários de sua gestão, o Prefeito Vinícius Claussen fez questão de enaltecer a nova fase vivida pela administração do município e a credibilidade recuperada, segundo ele, nos últimos meses. “Não tenho dúvidas que muitas das negativas de participações ou até omissões por parte do empresariado com relação aos programas de incentivo fiscal estão baseadas em desinformação, ou até mesmo em preconceito por parte deste empresário. Muito se fala com relação a este tipo de programas de incentivos, que nos seus mais diferentes segmentos são na verdade mecanismos que permitem o investimento pelos contribuintes, de parte de seus tributos e impostos para patrocínio a projetos sociais, culturais, esportivos, enfim, é uma forma de antecipar essa aplicação dos recursos em nossa cidade”, enaltece Vinícius.
Segundo Ladmir Carvalho, anfitrião do encontro e também representante regional da FIRJAN, promover a inclusão social faz parte da nossa missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável do município e os incentivos fiscais estimulam a consciência dos empresários com relação a essa participação. “Acho que o mais importante nesse momento é criar uma força motriz de mudança em nosso município baseada nesse espirito de pertencimento e participação e as empresas tem papel fundamental nesse processo. Os incentivos fiscais são benefícios concedidos pelo poder público para as empresas solicitantes cujo principal objetivo é movimentar determinado setor do mercado. Entre os formatos mais comuns estão a redução de alíquota de imposto, de isenção, de compensação, entre outros. Independentemente de sua forma, eles são mecanismos importantes para que o governo possa auxiliar o desenvolvimento socioeconômico. Com a redução de impostos, os incentivos fiscais possibilitam a geração de mais empregos, movimentação da economia, benfeitorias e criação de programas sociais, entre outros”, enaltece Ladmir.
Luiz Sergio Pereira, da FIRJAN, enaltece a capacidade mobilizadora dos incentivos. “Constatamos cientificamente que o incentivo fiscal é um mecanismo que possibilita às empresas realizarem investimentos nas mais diversas áreas, desde os programas de qualidade, gestão, passando para tecnologia da produção mais limpa e desenvolvimento de novos produtos. Comprovadamente, as empresas beneficiadas com incentivos fiscais apresentaram resultados positivos e nem todo empreendedor conhece as modalidades de incentivos e como elas podem beneficiar o negócio. Esses benefícios também são importantes ferramentas de políticas públicas para impulsionar o crescimento do mercado e o giro da economia. Além de trazer ganhos financeiros, os modelos de auxílio fiscal concedidos pelos governos também podem ser convertidos de forma positiva na imagem de uma empresa. Também são iniciativas que abrem janelas para que a sociedade expresse suas opiniões e ideias, tornando-se agentes de transformação social”, explica o consultor.
Claussen também assinou convênio com a FIRJAN para a realização do projeto ‘Empregar’ – Programa de Qualificação Profissional, cujo objetivo é capacitar profissionais com mais de mil vagas para jovens e adultos cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A assinatura aconteceu durante o evento desta segunda-feira na Alterdata Software. “A FIRJAN pode ser proponente a realizar vários projetos em nossa cidade, promovendo capacitação técnica para os nossos jovens. A qualificação que os trabalhadores tanto precisam. Firmamos, assim, uma parceria para implementar o ‘Empregar’. É um programa de qualificação profissional, válido, a princípio, por um ano, e que vai capacitar mais de mil jovens e adultos e formar essa mão de obra, de acordo com a demanda da cidade”, destacou o Prefeito.
A Firjan tem um sistema de monitoramento no qual são apontadas as atividades com maior número de vagas no mercado e, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, fez um levantamento sobre o perfil do mercado de trabalho em Teresópolis, para que os cursos oferecidos estejam de acordo com a realidade da cidade. Está prevista a oferta de vários cursos, como de auxiliar de padaria e confeitaria, pizzaiolo, assistente administrativo, costureiro de produção de lingerie, eletricidade de automóveis e mecânica de motocicleta, entre outros.


A Firjan tem toda uma legislação, credibilidade no mercado e expertise. Assim, a Firjan vai executar os projetos. As empresas interessadas vão aportar os recursos. Os incentivos fiscais podem ser voltados a diversas iniciativas

Tags

Compartilhe:

Edição 30/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado do Dia do Trabalho: veja o que funciona em Teresópolis

Eleições 2024: TRE esclarece dúvidas sobre prazos e regularização do título

Secretaria de Segurança reforça patrulhamento no terminal rodoviário

Febre Oropouche tem dez casos confirmados no Rio

Senac RJ oferece minicursos gratuitos de tecnologia, beleza e moda

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE