Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Projeto limita comissão para aplicativos de transporte

Medida pode beneficiar cadastrados em sistemas como Uber, 99 e Cabify

O senador Romero Jucá (MDB-RR) pediu vista do projeto de lei que regulamenta o limite máximo de comissão cobrada pelos aplicativos de transporte, como Uber, 99 e Cabify. O PLS 421/2017 estava na pauta desta quarta-feira (28) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).  De autoria de Lindbergh Farias (PT-RJ), o projeto quer limitar essa comissão a 10% do valor da viagem realizada. A regra deverá valer tanto para corridas individuais quanto compartilhadas. Ao justificar o PLS 421/2017, Lindbergh classificou de “predatória” a taxação de 20% do valor da corrida imposta hoje aos motoristas.
O senador Romero Jucá disse que precisa mais de tempo para analisar a proposição e justificou: – É um projeto que pretende tabelar a remuneração de um serviço entre dois entes privados, portanto uma relação comercial. Portanto, acho que é algo extemporâneo fixar a remuneração, pois se trata de processo comercial de preço e concorrência entre particulares – avaliou.
A relatora Regina Sousa (PT-PI) votou a favor da iniciativa e não apresentou emendas. Ela também considerou necessário limitar o percentual máximo de cobrança, visto que valores acima de 10%, na opinião dela, são abusivos. – Acreditamos que esse percentual máximo é suficiente para fazer face aos custos de manutenção das empresas fornecedoras dos aplicativos, bem como para que elas façam os investimentos necessários para a melhoria dos serviços oferecidos – opinou.

Tramitação
Com o pedido de vista individual, não há data para o texto voltar à pauta na Comissão de Constituição e Justiça. Depois da CCJ, o projeto ainda será analisado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa, ou seja, sem a necessidade de ir a Plenário, a menos que haja recurso.

Tags

Compartilhe:

Edição 01/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dia do Trabalhador terá tarifa zero nos ônibus municipais em Teresópolis

Feirinha do Alto com horário especial no feriado prolongado do Dia do Trabalhador

Reformada e ampliada, Escola Municipal Governador Portella é entregue à população

‘Conecta Teresópolis’ impulsiona o desenvolvimento regional

Polícia Civil prende família de receptadores com carros roubados em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE