Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia Civil identifica e prende bando acusado de roubo qualificado

Vítima é uma aposentada de 88 anos, que perdeu R$ 11 milhões para criminosos em Teresópolis

Luiz Bandeira

Nesta quinta-feira, 19, policiais da 110ª Delegacia de Polícia, em Teresópolis, deflagraram a Operação Parasita, que buscou cumprir cinco mandados de prisão para os membros principais de uma organização criminosa que causou um prejuízo estimado em R$ 11 milhões a uma idosa de 88 anos e 11 mandados de busca e apreensão para a residência de todos os envolvidos. Segundo a polícia, o homem considerado líder da quadrilha, Bruno L.R., foi contratado em 2018 para trabalhar como pedreiro no sítio da vítima na Cascata dos Amores. Ao final do serviço ganhou a confiança dela e passou a exercer a função de motorista. Bruno então convenceu a vítima a contratar seus sogros como caseiros do Sítio São Francisco, pessoas que posteriormente teriam topado participar do ato criminoso que consistiu em dopar a vítima para lhe tomar tudo que fosse possível. Também são investigados um tio de Bruno, e seria o responsável por transferências bancárias, e ainda o jardineiro Alexandre C.F., que nesta quinta-feira se entregou voluntariamente à polícia. Entre os suspeitos de envolvimento no esquema está um auditor fiscal chefe da Receita Estadual.
De acordo com as investigações, integrantes da quadrilha passaram a trabalhar para a idosa em 2018, exercendo funções domésticas e, a partir disso, começaram a dopar a vítima para se apropriar de seu patrimônio. Segundo a polícia, eles usaram o medicamento Clonazepam, conhecido pelo golpe "Boa Noite, Cinderela", para fazer transferências, saques, emissões de cheques e aquisição de bens, como carros de luxo. O delegado titular da 110ª DP, Marcio Mendonça Dubugras contou à reportagem do jornal O Diário e Diário TV como era o esquema. “A partir de janeiro de 2019 começaram a ser feitos vários saques na conta da vítima com valores altos, várias transferências bancárias para eles e para terceiros e também a emissão de cheques. Com relação às transferências eles usaram por muitas vezes contas de terceiros, que sacavam o dinheiro, em espécie repassavam para os membros da quadrilha e ficavam com cinco por cento do valor”, pontuou.
No ano passado, a quadrilha conseguiu forjar uma declaração de união estável entre a vítima e um dos membros do grupo e passou a vender todos os imóveis da idosa, que tinha quatro apartamentos na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, e Copacabana, na Zona Sul. As quantias negociadas foram bem inferiores ao valor de mercado, para que os criminosos obtivessem o dinheiro rapidamente. Além disso, o sítio da mulher foi transferido para um dos membros da organização como conta o delegado. “Eles também fizeram um contrato simulado de compra e venda do sítio do qual ela residia. Esse imóvel não é mais dela, é do chefe da quadrilha”.
As investigações começaram no início de março deste ano, quando a vítima deu entrada em um hospital com suspeita de traumatismo craniano. A senhora atualmente apresenta distúrbio mental causado, possivelmente, por uso excessivo do Clonazepam. A vítima não tem filhos e não é casada, segundo a polícia, quem ajudou muito foram pessoas da família, parentes que contribuíram com a investigação. Os suspeitos são investigados por roubo qualificado, organização criminosa e lavagem de capitais. “A polícia acredita que se a família não tivesse agido retirando ela do local, conseguindo a tutela dela e a policia não tivesse trabalhado, eles acabariam atentando contra a vida dela”, concluiu o delegado.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 03/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Chuvas mantém cheia a antiga Barragem do Triunfo, em Teresópolis

Água boa, fonte suja: situação de nascentes deixa dúvidas sobre potabilidade em Teresópolis

Caminho das Centenárias, uma trilha cheia de riquezas no Parque Estadual dos Três Picos

“Festival Di Teresa” vai até domingo no Espaço Cultural Higino

’Cultura de Raiz’ e ‘Música na Matriz’, as atrações da Cultura neste domingo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE