Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis recebe mais uma escultura do projeto “Rio de Mãos Dadas”

Exposição itinerante do Sistema Fecomércio RJ percorre o estado. Nova obra ficará no Sesc Alpina.

As esculturas das Mãos Gigantes começaram a chegar a novos municípios fluminenses nesta quarta-feira, 18. As obras fazem parte da campanha Rio de Mãos Dadas, do Sistema Fecomércio RJ (Sesc e Senac RJ), série de ações que visa envolver as pessoas em um clima de positividade em 2021 para superar o difícil ano que passou. A intervenção urbana itinerante, que já percorreu bairros e pontos turísticos de dezenas de municípios do estado do Rio de Janeiro, poderá ser vista até o final de setembro em unidades do Sesc e Senac RJ e espaços públicos das seguintes cidades: Petrópolis, Barra Mansa, Teresópolis, São Gonçalo, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu e Resende. Em Vassouras a exposição terá início no dia 20 de agosto.

As obras de mais de dois metros de altura, em formato de pares de mãos, representam a superação das dificuldades de 2020 e a esperança de retomada da normalidade este ano e serão exibidas em duas etapas: com as mãos separadas, ilustrando o afastamento imposto pela pandemia, e, posteriormente, unidas, simbolizando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos em 2021, conferindo duas oportunidades para o público apreciar as obras de diferentes perspectivas.
Confeccionadas em fibra de vidro, as mãos foram trabalhadas por dez artistas: Agrade Camíz, Bruno Awful, Cláudia Lyrio, Igor Nunes, Loo Stavale, Márcia Falcão, Maria Amélia Diegues, Mario Band´s, Robnei Bonifácio e Yhuri Cruz.  "A intervenção urbana da campanha é uma oportunidade de comunicar à sociedade que a Fecomércio RJ, o IFec RJ, o Sesc RJ e o Senac RJ estão de mãos dadas com a população fluminense neste momento adverso. Ampliar a visibilidade do símbolo de união pelo estado do Rio de Janeiro é uma forma de fortalecer o nosso compromisso com milhares de pessoas, de levar serviços de cultura, educação, capacitações, ações sociais e oportunidades a todos", explica o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
As obras integram a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ que inclui: intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, capacitações gratuitas em parceria com sindicatos, cursos adaptados ao "novo normal", Prêmio Fecomércio de Cultura e uma edição especial do Prêmio Visão Consciente, para identificar e reconhecer empresas que fizeram a diferença em suas áreas de atuação e na sociedade. 
Em Teresópolis o Sesc Alpina (Rua Cândido Portinari, 837 – Golfe, Teresópolis) recebe a obra “A Vida Presidente”. Obra intitulada a partir do último verso do poema "Mãos Dadas", de Carlos Drummond de Andrade, envolve pintura mista. A artista é Cláudia Lyrio. Natural do Rio de Janeiro, ela pesquisa o ciclo da vida e a natureza em uma narrativa onde a paisagem emerge como protagonista e o pensamento da cor é um dos eixos de significado. É formada em Pintura e Letras (ambas pela UFRJ), tem Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil (PUC-Rio) e Mestrado em Literatura Brasileira (UFRJ).

Tags

Compartilhe:

Edição 27/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vereadores querem ver a lista dos imóveis que a Prefeitura comprou

MPRJ e PCERJ realizam ação contra a venda de produtos falsificados em Teresópolis

Estudante de Teresópolis está no Parlamento Juvenil, da Alerj

CBMERJ ganha reforço na busca por vítimas de desabamentos e soterramentos

Homem é detido após almoçar e tentar sair sem pagar

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE