Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Nova diretoria do Conselho da Cidade é empossada

Membros do poder público e da sociedade civil organizada vão ajudar a ?pensar? o município até 2020

O Conselho Municipal da Cidade está completo e já empossou os 13 membros indicados pelo poder público. Junto com os outros 13 membros eleitos pela sociedade civil organizada, eles vão “pensar” a cidade, sugerir e orientar ações da municipalidade. Na Reunião Ordinária do Conselho, também foram eleitos o novo presidente e vice-presidente. Raimundo Lopes, secretário municipal de Meio Ambiente, vai presidir o Conselho Municipal da Cidade até 2020. A professora do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Ana Maria Gomes de Almeida, que presidiu o conselho nos últimos dois anos, será a nova vice-presidente.
O prefeito Vinicius Claussen esteve presente à posse e destacou a importância do Conselho Municipal da Cidade e dos demais conselhos para Teresópolis. “É fundamental entender a importância da sociedade civil organizada na condução da cidade e ajudá-la a se estruturar, a construir um plano de ação e trabalho. Tenho orientado aos secretários que busquem reformular os conselhos temáticos, como o de Meio Ambiente, por exemplo, para que haja a paridade entre a sociedade e o poder público. É preciso também evitar que o presidente seja obrigatoriamente o secretário da pasta, para que se abra a possibilidade da condução ser também da sociedade civil organizada. Isso ajuda a que a gente tenha o equilíbrio”, lembrou o prefeito que, antes de assumir o Executivo Municipal, atuou nos conselhos da Merenda Escolar, da Segurança Pública e do Turismo.
A nova vice-presidente, Ana Maria, lembrou das dificuldades enfrentadas nos últimos dois anos na presidência do Conselho. Isso por conta da instabilidade política e econômica vivida pelo município, com a constante troca de prefeitos e secretários de Planejamento e Projetos Especiais. “Esses dois anos foram muito conturbados; foram muitos prefeitos, muitos secretários e não houve continuidade do trabalho. Então, meu maior empenho foi não deixar o Conselho acabar. E, apesar de todas as dificuldades, a gente conseguiu produzir, inclusive com a aprovação pela plenária da proposta de Código de Obras”, relatou, acrescentando que a situação agora é diferente. “Eu deposito muita esperança nos próximos dois anos, no trabalho e empenho dos conselheiros. Espero que haja apoio do prefeito e seus secretários, porque sem o apoio do poder público tudo fica muito difícil”, concluiu.
A professora Ana Maria deve atuar como uma espécie de “conselheira dos conselheiros”, para ajudá-los com sua vasta experiência de atuação no Conselho Municipal da Cidade. Para o presidente Raimundo Lopes, é preciso a colaboração entre o poder público e a sociedade civil para que a cidade dê um salto de qualidade. “O Conselho da Cidade é fundamental para o município. Ele tem um papel importante como indutor do desenvolvimento de maneira sustentável. E aí entra a revisão do Plano Diretor, elaborado há 12 anos. Essa Teresópolis já não existe mais, ou ficou muito pouca coisa dela. É preciso atualizá-lo para a gente projetar pra frente. É um desafio gigantesco”, concluiu. 
O prefeito elogiou a escolha dos novos presidente e vice. “Fiquei muito feliz com escolha do Raimundo para presidente. É uma pessoa capacitada, um servidor de carreira, uma pessoa que pensa a cidade para o futuro, que deseja deixar um legado. E a professora Ana Maria, com toda a sua experiência, vai, com certeza, ajudar ao conselho a retomar sua agenda e suas ações em prol da cidade, recuperando o tempo perdido nesses dois anos. Saio daqui vendo que a sociedade quer participar e fazer o seu papel. E o Conselho Municipal da Cidade tem dois papéis essenciais para Teresópolis: o controle social sobre a cidade e a influência na criação das políticas públicas", concluiu.  No boxe, veja a relação dos membros do Conselho Municipal da Cidade.

CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE
a) Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais: Titular: Frederico Moreira Gomes, Alessandro Hilleshein Silva; Suplente: Paulo Henrique Teixeira Nogueira, Adriana Fátima Aquino de Oliveira. 
b) Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Titular: Kleber Cozzolino; Suplente: Guilherme Ferreira Marques.
c) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: Titular: Marcos Ferreira dos Santos Jaron; Suplente: Manuela de Almeida Castor do Amaral.
d) Secretaria Municipal de Turismo: Titular: Henrique Silva; Suplente: Fernando Moraes Rocha. 
e) Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Titular: Raimundo Antônio Lopes; Suplente: Fátima Carolina Freitas.
f) Secretaria Municipal de Serviços Públicos: Titular: Márcio de Almada Rocha; Suplente: Rosangela do Nascimento Vitório.
g) Secretaria Municipal de Defesa Civil: Titular: Bruno Ramos da Cunha; Suplente: Jacinto Silva do Nascimento.
h) Secretaria Municipal de Segurança Pública: Titular: Naum Aguiar Fibiger; Suplente: Juçara Lima de Oliveira.
i) Secretaria Municipal de Administração: Titular: Lucas Guimarães Homem; Suplente: Marcos Antonio da Silva.
j) Secretaria Municipal de Cultura: Titular: Sayonara Zeitune; Suplente: Luciana Pegorer Pera.
k) Legislativo Local: Titular: Jackson Alves Muci; Suplente: Guilherme Pacheco Salgado.
l) Ente Federal: PARNASO: Titular: Breno Herrera Coelho: Suplente: Marcus Machado Gomes.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE