Anderson Duarte
Desde o ano passado o Teresópolis Shopping tem promovido uma série de mudanças estruturais e ampliações em sua gama de serviços já oferecidos a população. Mas nas últimas semanas quem passa pelo espaço já se depara com muitas novidades entre lojas novas, serviços diferenciados e espaços de comodidade para os clientes. Segundo a direção da empresa, além de lojas mais fortes de mercado consolidado, a preocupação maior agora é proporcionar aos visitantes do empreendimento a chance de passar bons momentos em um lugar desenvolvido para isso. Entre as novidades estão a Megamatte, a livraria Littera, a loja de calçados Usaflex, a ampliação da loja de perfumaria Worldfree, a chegada ao shopping da Celeiro Premium Pet, além da montagem de um Espaço Família e de convivência e estudo no segundo andar.
Uma das maiores expectativas está na abertura da franquia Megamatte. A loja oferece alimentação saudável e saborosa, de qualidade diferenciada e preço justo com o desenvolvimento de um modo de produção exclusivo para o mate. A bebida é preparada como se fosse um chá, de forma artesanal, em cada loja. Feita com erva-mate orgânica, o mate possui uma fórmula livre de conservantes, xaropes e outras químicas. Deste modo, todos os seus benefícios são mantidos, levando aos clientes um produto completamente natural. Também muito comemoradas foram as chegadas da Littera e da Usaflex. Esta última inclusive, com grande potencial de crescimento. Ele é uma das mais respeitadas marcas de calçados em couro do país, e também expandiu sua atuação nos últimos anos e hoje oferece bolsas e calçados femininos e masculinos, se destacando por seu empenho em agregar tecnologia, conforto e moda em cada artigo. Com produção diária de até 25 mil pares, a fabricante gaúcha conta com aproximadamente 800 modelos de sapatos, que abrangem mais de 80 diferentes linhas de produtos para os mais diversos perfis de consumidores. Além de Teresópolis, a Usaflex está presente em quase todos os grandes shoppings do país.
Marcelo Santa Cecília, superintendente do Teresópolis Shopping, falou com nossa reportagem sobre essas novidades já implantadas e também sobre as futuras ampliações do principal espaço comercial do centro da cidade. “Os shoppings cada vez mais deixam de ser um centro de consumo e de compras. Os clientes vão ao shopping em busca de uma experiência positiva. Esse é o nosso grande desafio. Transformar o Teresópolis Shopping num centro de experiências, onde realmente o cliente final tenha boa alimentação, música compatível com o posicionamento do local, wifi de qualidade, um mix adequado de lojas ao seu perfil de consumo, entre muitas outras coisas. Não basta uma relação de consumo, mas tem que encantar. Isso significa oferecer experiências positivas. O Teresópolis é o maior shopping da cidade, tecnicamente falando, nas normas da Associação Brasileira de Shopping Centers, é o único da cidade. A diferença de um shopping para outros centros comercias é o fato de ter um único dono. Diferente de outros locais, que cada loja tem um dono e isso influencia na montagem do mix. Cada um quer montar seu negócio, sem respeitar os projetos globais. No caso do shopping, existe um planejamento estratégico para esse oferecimento de lojas”, explica Marcelo.
Além das novidades na gama de ofertas de lojas, o diretor fez questão de enaltecer a nova política comercial da empresa, afinal, mesmo sendo um local de experiências, um bom shopping continua sendo composto por lojas. “Por mais bem posicionado que esteja se não tiver uma harmonia e de acordo com o que a cidade precisa, não funciona. A partir de nossa reformulação que se iniciou a pouco mais de um ano, vimos uma carência muito grande em alguns segmentos como alimentação e serviços. Mesmo nossa nova praça de alimentação, que oferece um conceito moderno, no último piso exatamente para estimular a circulação nos pisos intermediários, ainda percebemos outras necessidades. Hoje o shopping recebe em torno de 15 mil pessoas dia, temos que continuar a trabalhar nesse processo de expansão. Tenho certeza que muito em breve teremos um Teresópolis Shopping quase completo como desejamos oferecer ao teresopolitano”, enaltece.
Segundo a própria empresa, em um momento de economia mais retraída, o melhor é investir em expansões, garantindo ao shopping um melhor mix de lojas e de serviços, no caso específico do Teresópolis Shopping, com ênfase na experiência a ser proporcionada ao consumidor. Essa necessidade de ampliar o lazer e os serviços acontece de uma forma muita planejada e segue o raciocínio de que bom shopping hoje, não é só um centro de compras, ele tem que ter também lazer, serviços, ou seja, precisa buscar essa complementariedade. Para o diretor do empreendimento, em um momento que os varejistas encontram dificuldade para crescer, é muito mais fácil contar com o apoio dos shoppings para garantir essa ampliação e apesar do pé no freio nos novos empreendimentos, a tendência é que as vendas em shoppings continuem em ritmo superior ao do varejo. Em 2016, a alta foi de 4%, apesar da queda de 6% nas vendas do comércio em geral. Hoje 20% das vendas do varejo no Brasil é feita em shopping. Em 2014, eram 16%. E o setor acredita que nos próximos anos essa fatia pode chegar a algo entre 25% e 30%.
Marcelo Santa Cecília, superintendente do Teresópolis Shopping, falou com nossa reportagem sobre essas novidades já implantadas e também sobre as futuras ampliações do principal espaço comercial do centro da cidade