Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lei de descontos para quitação de dívidas é enviada para Câmara

Projeto prevê troca de dívidas por imóveis e abatimentos de até 90% em caso de pagamentos à vista

 Anderson Duarte

Já está na Câmara dos Vereadores de Teresópolis o Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo que oferece descontos e parcelamento especial para quitação de dívidas ou débitos municipais. O parcelamento é referente aos montantes contraídos em inadimplementos de natureza tributária e não tributária, inscritos ou não na dívida ativa. Além dos descontos volumosos para o pagamento à vista do valor correspondente à multa e juros, bem como opções de parcelamentos, existe a modalidade de substituição do valor devido pela transferência de bem imóvel para a municipalidade, na modalidade conhecida como Dação em Pagamento por bem imóvel. O contribuinte é quem deve propor o parcelamento junto ao município com descontos dependendo do prazo de parcelamento.
Em recente encontro com representantes da OAB Teresópolis, o prefeito Vinícius Claussen, autor do projeto, explicou que o objetivo e capitalizar a administração, que ao longo dos últimos anos acumulou dividas e teve seus cofres esvaziados. “Nosso objetivo é melhorar a caótica situação orçamentária e financeira de Teresópolis. Pegamos um orçamento para 2018 que não foi planejado por nós. Além disso, a crise econômica nas esferas federal e estadual também contribui para o agravamento da situação do município, que depende de repasses dessas duas instâncias”, pontuou o prefeito, ressaltando que, entre as medidas para buscar o equilíbrio econômico, está o aumento da arrecadação municipal, por meio de anistia do IPTU.
Os munícipes que estiverem com tributos em atraso poderão assim negociar e renegociar seus débitos com o município com condições mais atrativas e a Secretaria de Fazenda responde pela validação das negociações. São negociáveis os Impostos Predial e Territorial Urbano, o IPTU, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, ISS, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, ITBI, além de taxas, contribuições municipais e multas formais oriundas de infração à legislação ou descumprimento de obrigações. Podem aderir também contribuintes que não cumpriram parcelamentos já concedidos. Segundo o governo, a meta neste momento é arrecadar mais e romper as dificuldades herdadas de governos anteriores.
Existe também a opção de pagamento parcelado, em duas faixas de descontos: de 70% de juros e multa para quitação em até doze parcelas e de 50% para pagamento em treze ou mais vezes. O valor das parcelas não poderá ser inferior a R$ 100. Caso seja aprovado pelos vereadores, para ser beneficiado, o contribuinte deverá procurar a Secretaria Municipal de Fazenda onde será feiro o levantamento dos valores pendentes e definir a opção de pagamento: à vista ou parcelado. Localizada no 1º piso da Prefeitura, na Feliciano Sodré, 675, Várzea, a Secretaria de Fazenda funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Tradicionalmente, a citada isenção refere-se a créditos de natureza tributária e fiscal, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa e que encontram-se em fase de cobrança administrativa ou judicial. A norma também prevê que o contribuinte inadimplente que mantém em andamento processos administrativos ou judiciais, terá de renunciar aos feitos para fazer jus a virtual anistia de juros e multas. A isenção além de servir para reforçar o caixa da municipalidade também alivia um pouco o bolso do cidadão, ou seja, os dois saem ganhando. Além disso, segundo o governo, o projeto visa diminuir, sobretudo, a inadimplência com o Imposto Predial e Territorial Urbano.

Tags

Compartilhe:

Edição 07/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Jovem acusado de tráfico é preso no bairro do Pimentel

Guarda Civil Municipal promove ações pelo Maio Amarelo

Congresso da Juventude reúne mais de cinco mil pessoas em Teresópolis

Estácio promove semana sobre desenvolvimento socioemocional

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE