Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Encontro de comitês de bacias hidrográficas em Teresópolis

Gestão compartilhada da água, programas e planos de ação serão debatidos

No ano que vem, Teresópolis será sede do Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro. O evento vai reunir os nove comitês fluminenses, debater a gestão compartilhada da água, divulgar programas e planos de ação em andamento e trocar experiência sobre recursos hídricos. O anúncio foi feito durante a 66ª Reunião do Comitê Piabanha, que aconteceu na última terça-feira (21), na Prefeitura. O encontro foi aberto pelo prefeito Vinicius Claussen, que deu as boas vindas aos participantes, ao lado do Secretário de Meio Ambiente, Raimundo Lopes.
A presença de Vinicius Claussen foi enaltecida pela presidente do Comitê Piabanha. “Pela primeira vez temos um prefeito abrindo nossa reunião e interessado em ouvir o Comitê. Esse é um dos motivos pelo qual, no ano que vem, o Encontro Estadual será realizado em Teresópolis”, pontuou Rafaela Facchetti Assumpção. 
Para ela, os comitês de bacias compõem um fórum regional importante, em que os prefeitos poderiam tomar decisões para a gestão hidrográfica de suas regiões. “É o espaço em que os gestores poderiam ter influência e estabelecer diretrizes para seus planos diretores e leis de uso e ocupação do solo, por exemplo, de forma a não impactar o meio ambiente”, avaliou a presidente do Comitê Piabanha. 
Há pouco praticamente 50 dias à frente do município, o Prefeito parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelo Secretário Raimundo Lopes e equipe. “Queremos fazer em Teresópolis uma gestão voltada para as boas práticas e este fórum, com certeza, é mais um espaço para aprendermos mais sobre isso”, finalizou Vinicius Claussen.
O Comitê – Órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e das Sub-bacias Hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto é o fórum onde são debatidas as questões referentes à gestão da água. Tem como função deliberar sobre a aplicação dos recursos arrecadados com o pagamento do uso da água pelas grandes empresas localizadas nos dez municípios de sua abrangência. Composto por representantes dos usuários, da sociedade civil e do poder público, tem como área de atuação os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Areal, Carmo, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Três Rios.  
 

Prefeito Vinicius Claussen entre o secretário Raimundo Lopes e a presidente do Comitê Piabanha Rafaela Assumpção

Tags

Compartilhe:

Edição 02/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

MPRJ denuncia sobrinha que levou corpo de homem à agência bancária para obter empréstimo

Prefeitura de Teresópolis tem a luz religada por força de liminar

Idoso tem o fêmur fraturado após discussão por causa de jogo on-line

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

60 motores de procedência suspeita encontrados em ferro-velho

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE