A praça de pedágio da BR-116 não será mais em Magé, na Baixada Fluminense, segundo prevê o novo projeto de concessão do Ministério da Infraestrutura. A licitação para a exploração do serviço está prevista para ocorrer até o primeiro trimestre de 2022 e inclui, entre outras, essa mudança que muito pode afetar Teresópolis. A proposta de licitação ainda está em análise pelo Tribunal de Contas da União. O parecer do TCU fica pronto no quarto trimestre de 2021. O Ministério de Infraestrutura espera iniciar o processo licitatório ainda no primeiro trimestre de 2022 e pelo novo contrato, a empresa que vencer a licitação terá prazo de 30 anos para manter e explorar a prestação de serviços nas rodovias BR-116, (Santos Dumont), BR-465, (Arco Metropolitano), e BR-493, (Magé-Manilha), as três estradas no estado do Rio de Janeiro.
O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visitou as obras na BR-493, via que liga Magé a Itaboraí, no último dia 30 de julho. Os trabalhos de reforma e duplicação foram retomados dia 1º de julho, e o plano é que sejam entregues antes da concessão da rodovia à iniciativa privada. A nova empresa concessionária terá a obrigação de mudar o sistema de arrecadação para a tecnologia automática (tag), que funciona por meio de radiofrequência, agilizando a cobrança e evitando congestionamentos e o valor da tarifa será calculado de acordo com a quilometragem percorrida, essa uma reivindicação antiga de moradores e empresários dos municípios por onde passam essas estradas. Ao menos três pedágios da nova concessão serão no estado do Rio. Há um movimento entre políticos de Magé e Guapimirim que não querem pedágio em seus limites, porém o novo projeto prevê a possibilidade de que uma das praças de cobrança da Rodovia Santos Dumont seja construída na subida da serra, nos limites do município de Guapimirim, mas após o pórtico de acesso à região central. Ou seja, o carioca que visitar a cidade vizinha, por exemplo, não precisará mais pagar pedágio.
Outras praças da BR-116 só no estado de Minas Gerais. Os trechos a serem explorados na nova concessão são: – BR-116/RJ, entre o km 168,1 e o km 214,7 e entre o km 2,1 e o km 148,4. – BR-116/MG, entre o km 408,5 e o km 818,1. – BR-493/RJ, entre o km 0,0 e o km 26,0 e entre o km 48,1 e o km 123,7. – BR-465/RJ, entre o km 0,0 e o km 22,8.
Pedágio pode custar R$ 12
Foi realizada no final do mês de maio uma audiência pública virtual da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados para discutir o projeto da nova concessão da Rodovia Rio-Teresópolis – atualmente com a CRT, que está cumprindo apenas prorrogação temporária de contrato. Na oportunidade, foi discutido o processo de concessão federal do Sistema Rodoviário Rio de Janeiro (RJ) – Governador Valadares (MG), que compreende três rodovias federais: BR-116/RJ/MG – que abrange trecho da Estrada Rio-Teresópolis administrada pela CRT; BR-493/RJ; e BR-465/RJ. No caso do trecho que corta o nosso município devem ser incluídas no edital a construção do viaduto próximo ao Parque Ermitage – que já era previsto inclusive como obrigatoriedade para liberar o condomínio, portanto nenhuma novidade, a implantação de uma passarela subterrânea no Soberbo como incremento ao turismo na região e a demolição da praça de pedágio em Três Córregos. Também segundo o que foi apresentado na região, pode ser incluído um sistema de redução de tarifa para os usuários frequentes da rodovia, fazendo com que o valor caia dos atuais R$ 17,90 para algo em torno de R$ 12.
Intervenções na rodovia
A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) dará início nesta terça-feira, 10, ao serviço de manutenção do pavimento e pintura de faixas em trechos da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ), com a necessidade da implantação do sistema de pare e siga e meia pista em alguns locais, entre 7h e 17h. A previsão é de que essas intervenções prossigam até 10 de novembro. A recuperação do pavimento, com fresagem e aplicação de CBUQ, acontecerá do quilômetro 02 ao 89, nos dois sentidos do trecho Teresópolis-Além Paraíba. Neste segmento, que tem pista simples, haverá a necessidade da implantação do pare e siga. O mesmo serviço será feito também na Baixada Fluminense, do quilômetro 104 ao 144, em ambos os sentidos. Neste trecho, que é de pista dupla, haverá somente interdição alternada de uma das faixas de rolamento. Além da fresagem e recapeamento, será realizada a pintura das faixas de sinalização em cada trecho concluído. Durante os finais de semana e feriados o serviço será suspenso. ”Haverá sinalização nestes locais e equipes da CRT atuarão na orientação do tráfego. Para qualquer outra informação os usuários da BR-116/RJ devem ligar para os números 0800 021 0278 e 0800 021 0279 (pessoas com deficiência auditiva e de fala), que funcionam em plantão 24h”, informa a CRT.