Buscando dar ainda mais conforto e segurança aos pacientes, a equipe de enfermagem do Ambulatório de Oncologia do HSJ – Hospital São José, RJ, promove duas iniciativas de sucesso: A consulta e a visita de enfermagem, direcionadas aos pacientes em quimioterapia. Ambas as atividades têm sido bem recebidas pelo público, que tem a oportunidade de esclarecer dúvidas e ter mais tranquilidade durante o tratamento.
Assim que recebem o diagnóstico com câncer os pacientes participam de conversa com a equipe de enfermagem, antes de iniciarem a quimioterapia. “Eles chegam para a primeira sessão assustados e cheios de dúvidas. Por isso realizamos o acolhimento, apresentando a eles informações como o que é a quimioterapia; se o cabelo vai cair; alimentos que podem ou não podem ingerir; entre outros dados”, explicou a Supervisora de Enfermagem da Oncologia, Alexandra Gallindo.
Além de esclarecer as dúvidas, a consulta de enfermagem fortalece o relacionamento entre a equipe que realizará o tratamento de quimioterapia e os pacientes. “Eles nos veem na consulta e quando chegam à sessão nos encontram novamente. Isso passa segurança e cria nosso vínculo”, comentou Alexandra. Galdino de Correa Carvalho Filho, de 68 anos, iniciou o tratamento quimioterápico e fala dos benefícios da consulta de enfermagem. “Aprendi como ocorre o procedimento e recebi um folder com informações complementares, o que me ajudou com as dúvidas. É muito importante que aconteça, pois nos deixa mais preparados para prosseguir”, disse.
Equipe facilitadora
Quando os pacientes precisam ser internados é comum que acompanhantes e familiares procurem a equipe de enfermagem da Oncologia para esclarecerem dúvidas, devido ao vínculo criado durante a quimioterapia. Então, a equipe optou por realizar a Visita de Enfermagem semanalmente, atuando como facilitadores durante o processo de internação de pacientes oncológicos. “Quando visitamos esses pacientes podemos até ajudar a equipe de enfermagem da internação com informações sobre eles. Em virtude da nossa proximidade conseguimos também realizar ações como comemorações de aniversário, a exemplo do que aconteceu com o Sr. Sérgio Hiath, que não estava sentindo vontade de celebrar a ocasião e ficou mais à vontade com a nossa presença. Tem sido muito produtivo”, explicou Alexandra.