Anderson Duarte
A Caixa Econômica Federal prorrogou até 31 de março a campanha “Quita Fácil”, voltada para aproximadamente 2,5 milhões de clientes pessoa física e mais 150 mil clientes pessoa jurídica com contratos de crédito em atraso na instituição. Por meio dela, inicialmente prevista para encerrar em dezembro do ano passado, os clientes podem conseguir descontos de até 90% sobre o valor original da dívida, nos casos de pagamento à vista. Nesta quinta-feira, 08, as gerentes Patrícia Macedo e Fernanda Martins, ressaltaram em entrevista ao programa Jornal Diário na TV, que a ação tem por objetivo ajudar o cliente a administrar as próprias finanças e poder recuperar a capacidade de consumir a prazo. As gerentes também anunciaram a reabertura de crédito consignado para servidores públicos municipais de Teresópolis, interrompidos desde o início da crise provocada pelo governo Tricano.
A novidade em relação aos servidores foi muito bem recebida pela classe e segundo as representantes da Caixa, tal demanda é confirmada pela instituição. “A nossa percepção é mesmo a de que a demanda é muito grande, mas como sabemos a proposta da Caixa é a concessão de crédito com consciência. A inadimplência é um problema sério e não precisa crescer, por isso nossa campanha espera combater esses índices tão preocupantes”, lembrou Fernanda. “Essa é uma campanha muito atrativa porque permite que o cliente organize sua vida, colocando em dia o que saiu do controle, e se planeje melhor para um 2018 sem dívidas e com o crédito pronto para os momentos de necessidade”, disse Patrícia.
Desde maio de 2017, a campanha já regularizou contratos de mais de 467 mil clientes pessoa física e cerca de 67 mil clientes pessoa jurídica. O atendimento da campanha Quita Fácil é feito em ambas as agências da cidade e também por meio do site e do telefone 0800-726 8068. A medida vale tanto para pessoas físicas como jurídicas, e é possível participar tanto pessoalmente quanto pela internet. Segundo a Caixa, será possível renegociar dívidas pendentes há mais de 360 dias e as pessoas ou empresas inadimplentes poderão quitar a pendência de forma parcelada ou à vista. Para quem optar pela segunda forma de pagamento, o banco oferece “descontos significativos”, mas não contemplados na faixa de até 90%. O objetivo da prorrogação, além dos excelentes resultados, é aproveitar a época do ano em que se consolidam alguns empregos temporários para fazer acordos.
A entidade ainda lista algumas dicas para não voltar a ficar endividado. São elas: “Liste todas as suas dívidas em atraso, como cartão de crédito, cheque especial, financiamentos, lojas, cheques sem fundos, condomínio e contas fixas como água, luz, internet, mensalidade escolar etc. Se tiver dúvidas das empresas para as quais esteja devendo, é possível obter a relação das contas em atraso junto aos serviços de cadastro de negativação de crédito”; “Solicite ao credor dados detalhados da dívida, como saldo devedor atualizado, encargos, total de parcelas pagas e faltantes, taxa de juros contratada e período de inadimplência. Essa informação deve ser dada presencialmente ou via Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das lojas e bancos”; “Organize, então, por ordem de prioridade. As primeiras a serem quitadas devem ser as que afastam o consumidor de serviços básicos – como luz, telefone e água –, o cartão de crédito e o cheque especial, com juros altíssimos e que fazem a dívida como um todo crescer sob efeito de bola de neve. Em seguida, devem vir as que o tenham encaminhado para cadastros negativos de consumidores como Serasa e SCPC”; “Veja em seu orçamento o quanto pode dispor por mês para pagar dívidas atrasadas – e nesse caso vale a pena pegar dinheiro da poupança (cujo rendimento é bem mais baixo do que o juro da dívida), alguma renda extra que tenha surgido, como PIS/Pasep ou restituição de Imposto de Renda. Em alguns casos, vale a pena até vender o automóvel para se livrar logo da dívida em atraso. Outra dica é pegar um crédito consignado, que tem juros mais baixos, para quitar uma dívida com juro mais alto”.
E ainda: “No contato com os credores, peça descontos para quitação à vista dos débitos ou retomada dos pagamentos, explicando sua situação de dificuldade em pagar. A nova condição oferecida costuma ser de alongamento do número de parcelas ou abatimento de juros (está é a opção mais vantajosa). Nunca aceite a primeira proposta, mesmo que ele diga que não tem alçada para negociar um valor mais baixo. Faça a sua contraproposta”; “Quando for renegociar a dívida, esteja certo de que poderá pagar o que propôs. Não adianta renegociar e depois começar a dever de novo, pois pode piorar a situação. Uma nova dívida leva o nome para o cadastro de inadimplentes mais uma vez, impedindo de ter acesso a crédito, além de dificultar novas tentativas de renegociação”; “Enquanto recoloca as contas em dia, peça o cancelamento do cartão de crédito e cheque especial até que consiga se equilibrar nas finanças. Também evite novos parcelamentos que possam corroer uma fatia generosa de seu salário” e “Depois que fizer os pagamentos em atraso, certifique-se de que seu nome foi excluído de cadastros negativos como Serasa e SCPC. Pelo Código de Defesa do Consumidor, o nome do cliente deve ser excluído do cadastro de devedores em até cinco dias úteis após ele ter regularizado sua situação”.