Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

STF vai decidir sobre gratuidade em estacionamentos

ADI discute abusos de legislações que avançam sobre competência da União

Wanderley Peres

O Supremo Tribunal Federal vai discutir norma imposta no Estado do Rio Grande do Norte que impõe a concessão de gratuidade de serviço de estacionamento às pessoas com deficiência e aos maiores de 60 anos, decisão que pode fazer cessar abusos em cursos em outras legislações estaduais e municipais.

Na ação, ADI 5842, relatada pelo ministro Celso de Mello, a Associação Brasileira de Estacionamentos questiona Lei estadual e aponta como inconstitucionalidade a usurpação da competência privativa da União prevista no artigo 22, inciso I, da Constituição Federal, e argumenta ainda que o dispositivo fere a livre iniciativa, a livre concorrência e a liberdade econômica. Ainda segundo a Abrapark, independentemente de o usuário do serviço ser idoso ou pessoa com deficiência, a responsabilidade civil das empresas de estacionamento é a mesma. “O particular não pode ser obrigado a conceder gratuidade a seus consumidores, sobretudo quando assume correlata responsabilidade de guarda”, observa.

Segundo a associação, as empresas de estacionamento privado, quando aplicam os preços aos consumidores, levam em consideração fatores como tributos, empregados, taxas de condomínio, limpeza e conservação, demarcação de vagas e circuito fechado de TV, entre outras despesas integradas à atividade empresarial, despesas que não variam em relação ao público que utiliza o estacionamento.

A entidade destaca que os estacionamentos privados se propõem a oferecer conforto e segurança aos consumidores, cuja contratação é facultativa, e acrescenta que a utilização de espaços privados não é compulsória nem item de primeira necessidade. “Intervir nos critérios de cobrança é, com efeito, interferir na ingerência do particular sobre seu negócio, atacando sobremaneira a liberdade econômica, direito inerente à propriedade privada e à liberdade individual”, argumenta.

Tags

Compartilhe:

Edição 02/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

GEO Rose Dalmaso representará o estado do Rio no Tênis de Mesa nos Jogos da Juventude

Alunos do CEROM iniciam aulas práticas do PREAM no Parque Montanhas de Teresópolis

Ônibus com pintura da Seleção se despedem das ruas de Teresópolis

Mudanças no trânsito com interdições de vias para o Desfile de Aniversário de Teresópolis

Mais um teresopolitano é vítima de golpe em plataforma de vendas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE