A Seleção Brasileira Feminina inicia nesta semana a preparação para a Copa América do Chile, que acontece de 4 a 22 de abril. O técnico Vadão convocou 17 jogadoras para a primeira etapa de treinamento do ano, que será realizada na Granja Comary, em Teresópolis, de 11 de janeiro a 9 de fevereiro. A zagueira Daiane Limeira terá sua primeira oportunidade na Seleção Principal, depois de servir à Sub-20 na Copa do Mundo da Papua-Nova Guiné como titular. A meio-campo Aline Milene também faz sua estreia em convocações pela equipe nacional.
A Seleção Brasileira é a maior campeã da competição: em sete edições, venceu seis (1991, 1995, 1998, 2003, 2010 e 2014) – a Argentina ficou com o título em 2006. Apesar da tradição em títulos, o treinador e sua comissão técnica tenta afastar de suas atletas qualquer pensamento de favoritismo para que isso não atrapalhe o trabalho até a Copa América e durante a disputa. – Não podemos achar que só porque vencemos algumas vezes, seremos campeões. Todas as seleções têm trabalhado e evoluído. Não podemos repetir o mesmo erro de grandes seleções masculinas, por exemplo, que não conseguiram se classificar para a Copa do Mundo – analisa Vadão.
As atletas que se apresentam em Teresópolis a partir de hoje são: Goleiras – Bárbara – Kindermann, Aline – CBF, Letícia Izidoro – Corinthians, Tainá – Corinthians; Laterais – Rilany – CBF, Tamires – Fortuna Hjorring (Dinamarca); Zagueiras – Bruna Benites – Houston Dash (EUA). Daiane Limeira – Avaldsness Idrettslag (Noruega); Volantes – Thaisa – CBF, Andressinha – Houston Dash (EUA); Meio-campo – Gabi Zanotti – CBF, Raquel – Ferroviária, Aline Milene – Baylor University (EUA); Atacantes – Debinha – North Caroline Courage (EUA), Milene – Corinthians, Adriana – Corinthians e Bianca Gomes – CBF.