André Oliveira
Em entrevista ao Jornal Diário na TV, Marcelo Santa Cecília, superintendente do Teresópolis Shopping Center falou sobre novidades que estão por vir no principal espaço comercial do centro da cidade. Praça de alimentação, novas lojas e projetos culturais foram alguns dos temas tratados na entrevista.
Quem é o novo administrador?
“Sou carioca, trabalho com shoppings há 21 anos. Comecei como gerente comercial do São Conrado Fashion Mall em 1996, onde fiquei durante 13 anos. Passei por outros cargos como gerente de comercialização até superintendente. Negociei lojas no Sul, fiquei a frente de shoppings em Manaus, Cuiabá… Rodei um pouco o Brasil. No começo desse ano, depois de quatro anos no norte do país, voltei para Itaipava onde tenho uma casa. Em março recebi convite para participar do processo seletivo para nova gestão do Teresópolis Shopping, aceitei o desafio e assumi em 24 de julho. Estamos há cinco meses e com muita confiança no que vamos fazer, seja pelo potencial da cidade ou pelo crescimento que vai vir. Não só da macroeconomia, onde hoje em dia já enxergamos a luz no fim do túnel, como também do Estado do Rio e da cidade de Teresópolis, que vejo com vigor econômico e potencial muito grande”.
Novo conceito do Shopping
“Teresópolis foi considerada a 10ª cidade mais segura do Brasil e a mais segura do Estado do Rio. Isso pode parecer algo simples e singelo, mas tem uma profundidade muito grande. Eu, que sou carioca, que vivi em Copacabana, no Rio, entendo bem o que é insegurança e quanto isso vale. Algo que deveria ser comum na vida de qualquer cidadão, mas hoje em dia para um fluminense não é. Temos aqui características muito peculiares e que cada vez atraem mais pessoas. Hoje no shopping recebemos frequentemente pessoas que estão vindo morar aqui e que querem montar seu negócio, encontrar uma atividade econômica para prover seu rendimento”.
Reposicionamento
“Os shoppings cada vez mais deixam de ser um centro de consumo e de compras. Os cliente vão ao shopping em busca de uma experiência positiva. Esse é o nosso grande desafio. Transformar o Teresópolis Shopping num centro de experiências, onde realmente o cliente final tenha boa alimentação, música compatível com o posicionamento do local, wifi de qualidade, um mix adequado de lojas ao seu perfil de consumo, etc. Não basta uma relação de consumo, mas tem que encantar. Isso significa oferecer experiências positivas. O Teresópolis é o maior shopping da cidade, tecnicamente falando, nas normas da Associação Brasileira de Shopping Centers, é o único da cidade. A diferença de um shopping para outros centros comercias é o fato de ter um único dono. Diferente de outros locais, que cada loja tem um dono e isso influencia na montagem do mix. Cada um quer montar seu negócio, sem respeitar os projetos globais. No caso do shopping, existe um planejamento estratégico para esse oferecimento de lojas”.
Crescimento
“Existem três grandes segmentos de atividades que estamos dando mais atenção. Primeiro é a parte de operações, ou seja, manutenção, limpeza, segurança, estacionamento, escada rolante, banheiros. Esse ponto era o mais negativo na visão dos lojistas. Faltava ordenamento. Essa é a parte mais fácil, não depende de ninguém além de nós. Contratamos profissionais que vieram para investigar e reconstruir. O segundo ponto é o marketing, o posicionamento do shopping, o nome da cidade que levamos, nossa campanha que está no ar é em cima disso, ‘Teresópolis Shopping, o shopping da cidade’. Queremos deixar isso marcado na cabeça do cliente. O terceiro ponto diz respeito à questão comercial. Um shopping é composto por lojas. Então, se não tiver um mix atraente não faz sentido. Por mais bem posicionado que esteja, se não tiver uma harmonia e de acordo com o que a cidade precisa, não funciona. Não foi o que a gente encontrou. Vimos uma carência muito grande em alguns segmentos como alimentação e serviços. Mesmo nossa nova praça de alimentação, que oferece um conceito moderno, no último pisos exatamente para estimular a circulação nos pisos intermediários, tem deficiência. Hoje o shopping recebe em torno de 15 mil pessoas dia e só temos três opções de alimentação. É um numero muito baixo”
Novidades
“A praça de alimentação foi concebida para seis opções e hoje são quatro. Hoje buscamos a captação de duas novas operações. Há espaço para uma operação de fast-food com 35 metros quadrados e outra com 84 metros quadrados somados a outros 56 de mezanino; É uma ação basicamente comercial. Outra ação é mais ampla, implica em expansão da praça. A antiga tinha 92 lugares e a atual tem 140 lugares. Estamos com projeto que está sendo elaborado e será apresentado em breve para que a praça seja expandida para 260 lugares. Trata-se de outra dimensão, oferecendo conforto não só para o consumidor como para o próprio lojista”.