André Oliveira
Os praticantes do ciclismo em Teresópolis trabalham arduamente para organizar mais uma edição do Bike Noel, evento em que fazem a distribuição de brinquedos para crianças carentes do município. Pelo décimo-primeiro ano consecutivo, depois de arrecadar doações com parceiros e amigos, eles saem pedalando pelas mesmas comunidades que atravessam durante suas aventuras pelo ano. A diferença é que Papai Noel está em uma das bikes com sacos cheios de brinquedos para os pequenos.
“Sempre lutamos muito para levar essa alegria para as crianças. Mas o esforço vale muito a pena”, garante Ailson Marques, um dos organizadores do pedal solidário. “É mais gratificante para nós do que para eles. É algo que arrepia. Muitas daquelas crianças só vão receber aquele único presente de Natal”, completa o ciclista Adevaldo Freitas, que também faz parte da organização.
Segundo os organizadores, as comunidades são escolhidas aleatoriamente. Normalmente são locais onde eles passam durante o ano em seus percursos de bike. A volta acontece em clima de festa. “A cada ano nós conseguimos agregar mais parceiros e mais doações. Mais pessoas entendem e participam, seja doando os brinquedos ou pedalando conosco no dia da distribuição”, revela Freitas.
Os ciclistas contam ainda que existe tanta expectativa nos locais que as pessoas perguntam meses antes se a distribuição vai acontecer. “Tem um barzinho onde paramos para beber uma água que a dona sempre pergunta: ‘esse ano tem, né?’… É sempre assim”, conta.
A organização revela que, embora o número de doações cresça a cada edição, elas nunca são suficientes para atender a toda a demanda. “A cada ano superamos a quantidade e a qualidade dos brinquedos. Quem participa está engajado na ideia. Temos muito, mas nunca é suficiente. Por isso dizemos que toda doação é sempre bem vinda”, detalha Ailson.
A distribuição deste ano será feita no domingo, 17 de dezembro, saindo as 8h30 da Cycle São Cristóvão, na Várzea. De lá, Papai Noel e companhia devem passar por comunidades como Fischer, Arrieiro, Santa Rita, Cruzeiro e Pessegueiros. “Nós chegamos com o Papai Noel, ele distribui e logo seguimos para a próxima comunidade”, conta Marques.
Qualquer pessoa pode e deve participar através de doações. Os pontos de recolhimento que recebem donativo até o dia 15 de dezembro são a Astein Informática, Fachinas Pet na Reta, Várzea Shopping, Clube Comary, Cycle São Cristóvão, Casa de Portugal e Leoni Estética.
1
O ciclistas Adevaldo Freitas e Ailson Marques, organizadores do Bike Noel, divulgam o evento e pedem doações de brinquedos
2