Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Instituto Estadual do Ambiente promove “dia D” da Operação Fumaça Zero

Projeto tem o intuito de coordenar os esforços das mais diversas agendas que trabalham na prevenção e combate a esse crime

O Instituto Estadual do Ambiente realiza na próxima quinta-feira, 22, o Dia D na Operação Fumaça Zero. Iniciada no mês de maio, o objetivo da mobilização é reduzir, neste ano, 30% dos focos de incêndio e queimadas na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro comparando com o ano de 2020.  A operação vem combatendo incêndios e realizando ações de conscientização com moradores e trabalhadores de locais que precisam lidar com as queimadas ano a ano. Os índices aumentam de acordo com a diminuição dos volumes de chuva durante o inverno brasileiro. "O Dia D da Operação Fumaça Zero é uma ação importante, que mobiliza todos os órgãos e setores envolvidos no projeto. É uma forma de alertar e chamar a atenção da sociedade sobre os perigos dos incêndios florestais, não só para o meio ambiente, mas para toda a sociedade", explica o secretário de Estado do Ambiente, Thiago Pampolha.
Um outro agravante comum nesta época do ano é a soltura de balões, que acabam provocando incêndios ao caírem acesos nas áreas de vegetação. Fabricar, vender, transportar e soltar balões é crime previsto na lei nº 9605/98. A Operação Fumaça Zero conta com a participação de órgãos governamentais e de empresas privadas: Gabinete de Segurança Institucional do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Ceperj, PMERJ, DER/RJ, 4º Delegacia PRF, Prefeituras Municipais, Associações de moradores, Concer, Rota, CRT, Light, Viação Dedo de Deus, Pedro Ita e Grupo Águas são os participantes da segunda edição do programa de preservação ambiental.
A união das esferas pública e privada aumenta a abrangência da operação, que acontece em 13 municípios da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. De maio até a primeira quinzena de julho, a Operação Fumaça Zero já realizou cerca de 44 vistorias, lavrando cerca de 230 notificações preventivas de incêndios e coibindo 17 focos de incêndios, antes que o foco se tornasse um incêndio florestal.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 17/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Hábitos dos passageiros do transporte público em Teresópolis dão sinais de mudança

Prefeitura desconta do servidor e não faz o repasse do dinheiro para o SindPMT

Horto de Teresópolis recebe atividade pelo “Dia de Ecologia”

Traficantes de Teresópolis recebiam maconha pelo Correios

Santa Rita, um “cantinho” de Teresópolis que merece ser visitado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE