Em busca de novos talentos para o Resort e também com uma preocupação social e de inserção no mercado de trabalho, o Hotel Le Canton, um dos maiores empreendimentos hoteleiros do interior de nosso estado, está oferecendo um completo curso básico de camareiras voltado à população do entorno do empreendimento. Além de promover capacitação para uma parcela da sociedade em que está inserido o hotel, a direção espera conseguir garimpar alguns talentos para a empresa, que hoje atua em Teresópolis com mais de trezentos colaboradores. Sempre cheio e com atividades das mais diversas, o Le Canton tem sido um dos hotéis mais requisitados do Rio e uma excelente oportunidade de inserção no mercado de trabalho para quem quer se capacitar na área do turismo.
Quem nos recebeu no hotel, que fica na localidade de Vargem Grande, foi a diretora de RH, Elaine Carvalho, que também enalteceu o crescimento do setor em nossa cidade. “É um dos segmentos que tem mantido crescimento ao longo dos últimos anos, mesmo com tantas dificuldades que vemos hoje na economia, ou seja, uma boa opção para uma futura profissão e o curso visa capacitar uma mão de obra muito exigida e buscada. Nossa intenção é promover essa capacitação em um curso básico de camareiras, com a ideia de encontrarmos e contratarmos algum talento novo e também propagar um pouco do trabalho de treinamento que já fazemos aqui internamente e quem tem dado tanto resultado positivo, então, porque não abrir para a comunidade!”, enaltece Elaine.
A capacitação acontece nesta semana, na quinta e sexta-feira de nove da manhã ao meio-dia, mas os interessados precisam correr, afinal são apenas dez vagas e o interesse é grande. Mas o que efetivamente faz uma camareira? Segundo especialistas em capacitação na área, a camareira atua em hotéis, resorts, pousadas e motéis, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Sempre é responsável pela execução dos procedimentos operacionais de limpeza, higienização e arrumação, vistoria, reposição dos materiais das unidades habitacionais e áreas sociais, preparando as unidades habitacionais de acordo com a orientação do seu plano de trabalho e zelando pelos objetos pessoais, hábitos, preferência e cultura de cada hóspede. É também quem atende às solicitações de clientes internos e externos. E são exigidos do futuro profissional a discrição, a agilidade e a responsabilidade como valores e atitudes imprescindíveis para a atuação desta profissional.
“As aulas serão ministradas no próprio Le Canton e contarão com uma pequena apresentação teórica e muita atividade prática. Assuntos como padrões comportamentais, rotinas de trabalho, padronização de serviços e gestão de equipes fazem parte da grade e dentre os assuntos que vamos tratar no curso, além das surpresas que estão preparadas para as participantes, temos ações de governança em hotéis, os processos e alguns materiais de limpeza usados, a importância da limpeza e da arrumação das unidades e também as áreas comuns e suas particularidades. E o melhor de tudo, o mercado de trabalho para camareira encontra dificuldades para preencher suas vagas com profissionais capacitados”, enaltece Elaine.
Legendas:
zcurso_lecanton1
Quem nos recebeu no hotel, que fica na localidade de Vargem Grande, foi a diretora de RH, Elaine Carvalho, que também enalteceu o crescimento do setor de turismo e recepção em nossa cidade
zcurso_lecanton2
As aulas serão ministradas no próprio Le Canton e contarão com uma pequena apresentação teórica e muita atividade prática. As aulas serão precedidas de um completo café da manhã e as atividades de treinamento em seguida
zcurso_lecanton3
O Hotel Le Canton está oferecendo o curso básico gratuito de camareiras e além de capacitar mão de obra para o mercado, o resort ainda espera garimpar alguns talentos para o próprio empreendimento
zcurso_lecanton4
A camareira atua em hotéis, resorts, pousadas e motéis, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Sempre é responsável pela execução dos procedimentos operacionais de limpeza, higienização e arrumação, entre outras. É também quem atende às solicitações de clientes internos e externos