Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

As elegantes construções de Teresópolis

A chegada do trem a Teresópolis, em 1908, trouxe grande desenvolvimento ao município. E a criação da prefeitura, em 1913, promoveu a urbanização da cidade, com o governo do Estado cuidando das ruas e praças, desenvolvendo o lugar, e tornando a urbe agradável aos olhos dos visitantes, cada dia em maior número por causa do fácil acesso e o glamour das viagens em barcos e trens até o alto da serra. Antes do trem, o acesso a Teresópolis era difícil, e feito em liteiras e lombos de cavalos.
AS ELEGANTES CONSTRUÇÕES EM TERESÓPOLIS

A chegada do trem a Teresópolis, em 1908, trouxe grande desenvolvimento ao município. E a criação da prefeitura, em 1913, promoveu a urbanização da cidade, com o governo do Estado cuidando das ruas e praças, desenvolvendo o lugar, e tornando a urbe agradável aos olhos dos visitantes, cada dia em maior número por causa do fácil acesso e o glamour das viagens em barcos e trens até o alto da serra. Antes do trem, o acesso a Teresópolis era difícil, e feito em liteiras e lombos de cavalos.

É o período em que a cidade mais se desenvolve. E nas próximas duas décadas, surgem sobrados e solares na Várzea, a região mais comercial, e casarões e mansões no bairro do Alto, além das quintas e vilas, e ainda as confortáveis casas nas fazendas e sítios do interior, especialmente no Terceiro Distrito, região que mais se desenvolveu nos primeiros anos da aldeia emancipada de Magé em 1891.

Havia ainda as chácaras e os sítios urbanos, transformados anos depois nos bairros de Agriões, Muqui, Fazendinha, São Pedro, Meudon, Ermitage, Corta Vento e Iúcas, entre outros.

Os casarões e sobrados, praticamente, só existem hoje nas fotografias. Eles representam bem o período das vilas, prédios que foram se multiplicando pelos dois séculos seguintes, até que outras construções mais práticas e baratas se espalharam.

Exemplo desse tempo mostra a fotografia da Várzea, tirada pelo médico Armando Paracampo nos anos 1930, onde aparece o majestoso prédio do Cinema Império e outras elegantes residências com seus frontões artisticamente trabalhados.

Essa é a Teresópolis da primeira metade do século passado.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 02/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

RISCOS A SAÚDE: Inmet alerta para onda de calor no Estado do Rio

Dengue: Teresópolis chega a 1117 casos confirmados em 2024

Prefeitura não cumpre mais um prazo de reabertura do hemonúcleo

Idoso tem o fêmur fraturado após discussão por causa de jogo on-line

Parque do Ingá continua esquecido pela “gestão”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE