Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis será incluída no programa “Mananciais”

Previstas intervenções como saneamento e estradas rurais, reflorestamento e monitoramento da água

A Microbacia Hidrográfica do Rio Vieira, no Terceiro Distrito, recebe no próximo dia 08 a primeira visita de campo do Programa de Investimento em Serviços Ambientais para Conservação e Recuperação de Mananciais – Programa Mananciais, do CEIVAP (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul). O objetivo é fazer um reconhecimento da região, com diagnóstico ambiental e definição de ações pontuais, além de manter contato com lideranças locais. São previstas várias intervenções em benefício da população, como de saneamento e estradas rurais, reflorestamento e monitoramento da água.
Teresópolis recebe o programa por meio de um acordo de cooperação entre a Prefeitura e o CEIVAP. Instituído em 2019, o Programa Mananciais consiste no desenvolvimento e execução de ações para aumentar a disponibilidade hídrica e melhorar a qualidade das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes. Seu principal objetivo é proteger, manter, recuperar, expandir e assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuam para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos na bacia. Isso de forma inclusiva e participativa, garantindo o bem-estar humano, a segurança hídrica e a saúde dos ecossistemas associados à água a médio e longo prazo.
Participarão da visita técnica representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e das Sub-bacias Hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto (Comitê Piabanha), da Emater-Rio, líderes comunitários, profissionais da empresa Água e Solo (responsável pelo diagnóstico e mobilização na bacia) e técnicos do Parque Estadual dos Três Picos.

Tags

Compartilhe:

Edição 05/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dia Mundial do Chocolate: além do sabor, o doce pode ser aliado da saúde

Teresópolis celebra aniversário de 134 anos contando a história da cidade

TUDO AQUI: Central de Atendimento ao Interior tem inauguração prevista para o dia 30 de julho

Teresópolis 134 anos: Comunidade católica celebra missa pelo Aniversário da Cidade

Hugo Leal destina R$ 2 milhões para centros de atendimento a crianças neuroatípicas em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE