No início da tarde desta quinta-feira, 03, agentes da guarnição ROMU (Lopes, Cavalcanti e Paula), da Guarda Civil Municipal, prestaram atendimento a duas pessoas na Várzea. No ponto de ônibus em frente ao Colégio Estadual Edmundo Bittencourt (CEEB), uma idosa teve uma queda de pressão e chegou a desmaiar. Após o atendimento inicial prestado pelos guardas, a equipe do SAMU foi acionada e conduziu a aposentada para análise médica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Até o fechamento desta edição, não havia informações sobre o estado de saúde da idosa.
Logo após o socorro à mulher, a equipe da GCM avistou um rapaz caminhando no meio da Avenida Lúcio Meira, também em frente ao CEEB, correndo sério risco de atropelamento. Abordado, foi identificado com um morador do Bairro de São Pedro. O jovem, que é portador do transtorno do espectro autista, foi conduzido para a calçada e em seguido encaminhado para o lar, na Rua Luiz Noguê Júnior. Ele estava sendo procurado por familiares, também de acordo com informações da Guarda Municipal.
Desde o semestre passado, Teresópolis vem sendo sede do curso de aperfeiçoamento de operadores da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), divisão da equipe tática da Guarda Civil Municipal (GCM). O último treinamento, que envolve agentes de várias cidades do estado do Rio, foi realizado nas dependências do Ginásio Pedrão, na Várzea. O curso consiste em passar aos agentes da GCM, técnicas avançadas de policiamento ostensivo e controle de distúrbios. Dentre as ações de combate estão: doutrina contra emboscada veicular, embarque e desembarque sob fogo intenso, K9 operações com cães, patrulha rural, abordagens, combate em ambiente confinado e de baixa luminosidade, resgate e contenção de hemorragias, tiro, armamento e manejo e outras. “Esse curso prepara nossos guardas para diversas atividades. Estamos realizando o treinamento para adquirirmos todas as técnicas e condições operacionais para preservação da vida. Isso é o mais importante!”, explica o Comandante da GCM, Gil Wellington.