Realizado nesta quarta-feira, 02, o plantio de 20 mudas de azaleias em trecho da Avenida Alberto Torres, na Reta, dentro do projeto “Florir Teresópolis”. Lançado em setembro de 2021, o projeto paisagístico e de arborização cria ações, envolvendo a iniciativa privada e a população, para o embelezamento dos canteiros e jardins em praças, calçadas e prédios públicos, na cidade e no interior. “O ‘Florir Teresópolis’ avança e já muda a paisagem urbana, basta observar as praças e os trechos do canteiro central da Reta, na Várzea, adotados pela iniciativa privada dentro do projeto ‘Adote Terê, um dos eixos do programa macro ‘Terê Tão Bela’. Novamente convido a população e os empresários a aderirem a essa iniciativa que pretende deixar nossa cidade florida o ano inteiro”, ressalta Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura e coordenadora geral do projeto. Ela participou do plantio desta quarta, 02, junto com o subsecretário Ricardo Guarilha.
Doadas pela Secretaria de Meio Ambiente, as azaleias foram plantadas por funcionários do Horto Municipal e da Secretaria de Segurança Pública, sob supervisão da paisagista da Prefeitura, Denise Marques, em trecho do passeio público. “Além de florir essa área da Reta, as plantas vão evitar o estacionamento irregular de veículos sobre a calçada neste trecho da Avenida Alberto Torres, garantindo assim a segurança dos pedestres”, explica o secretário de Segurança, Marcos Antonio da Luz.
Outra atividade do “Florir Teresópolis” é a arborização dos bairros, na cidade e no interior, supervisionada pela Ouvidoria Geral do Município. Interrompido por conta das chuvas, o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica será retomado em breve. A ação já foi levada ao Caleme e Fonte Santa, na área urbana; Fazenda Suíça e Vale dos Lúcios, na zona rural.