Me refiro a um tempo não da modernidade ou não, mas um tempo verbal. A imensa maioria das pessoas, empreendedores e colaboradores que conheço se dedicam com especial atenção ao tempo futuro. Projetando sua felicidade e sucesso apenas num momento por acontecer, esperando que o futuro seja mudado e traga melhores possibilidades.
Bem verdade que é um ótimo começo se não fosse pelo fato de que o futuro pode se adiar definitivamente e que existe um vínculo poderoso entre um futuro diferente e um presente de atitudes novas e centralizadas neste modelo idealizado de amanhã.
De outro lado existe uma parcela menor, condenada por seu próprio passado, que acredita em sua própria imobilidade e não consegue desatar sua conexão com o que outrora foi seu sonho de futuro e depois seu presente e agora é seu passado. De alguma forma deu erado e ficaram ali, acorrentados.
O passado tem imensa importância, mas não como uma culpa que assombra empresas, empreendedores ou mesmo pessoas. O passado é puro aprendizado. Deve ser visto sempre com leveza e atenção, mesmo pelos que obtiveram incontestável sucesso, por que jamais o ontem servirá novamente, pois todos mudamos todo tempo: empresas, colaboradores, concorrentes, e é claro, pessoas!
Assim, preso no passado ou a espera de um futuro, negócios, pessoas e gestão precisam ter sim, o aprendizado do passado e o sonho do futuro, mas precisam sobre tudo de forma intensa estar no agora, e isso ultrapassa o presente e alcança, não um tempo verbal, mas um comportamento: viver em gerúndio.
Todos temos que estar executando uma ação, realizando algo, fazendo melhor, obtendo mais, entregando ainda mais, trocando vícios por virtudes.
Mais que um trocadilho de palavras, sair do infinitivo é dar vida a própria vida. Trazendo seu futuro para bem mais próximo, fazendo sua empresa muito mais significativa, alçando sua carreira bem mais alto, sendo mais você.
Sonhar é indispensável, temer por vezes é inevitável, dedicar-se é indispensável, mas realizando, superando e alcançando é muito melhor. Melhor para resultados que não esperam pelo futuro, mesmo sendo impactado pelo passado.
Marcas se preocupam muito com missão, valores e visão, e esquecem do que estão entregando, do que os clientes estão vendo e quanto estão na verdade valendo para eles.
Traga à sua empresa e aos seus colaboradores um alto nível de comprometimento com a experiência de seu cliente enquanto alguém que não apenas escolhe sua marca, mas todos esses momentos com ela. Seleção de escolhas, informações, precificação, pagamento, entrega, garantias e serviços pós-venda, lembrança… o seu resultado virá, será o seu futuro feliz, fruto de um “fazendo” comprometido e muito bem aprendido com seu passado.
Boa semana e bons negócios.
ROBERTO MENDES é casado, pai de um garoto sensacional, mestre em Administração de Empresas pela Universidade Autônoma de Lisboa, Publicitário, especialista em Marketing pelo Instituto de Administração e Gerência da PUC do Rio de Janeiro, pós-graduado em Engenharia Ambiental, é professor do MBA da UFRJ e da Estácio, Consultor de Empresas, e sócio da TargetComunica, agência de marketing On e Off Line na região Serrana/RJ.