Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dos 1734 testes Covid feitos nesta quarta-feira 757 deram positivo

Em apenas três dias, foram 2.067 novos casos, taxa de positividade em 44%

Wanderley Peres

Balanço dos últimos três dias da pandemia em Teresópolis contabilizam 2.067 casos confirmados de Covid-19 no município. Na segunda-feira foram 477 confirmações, na terça 833 e nesta quarta-feira, depois de 1.734 testes feitos num único dia, 977 deram negativo e 757 positivos, índice de 44% de positividade. Os números reais, extrato fiel das enormes filas nos diversos postos de testagem da prefeitura e também das farmácias e laboratórios, conflitam com os números informados no Painel Covid, publicado pela prefeitura e atualizado ao final do dia. O aumento dos casos de Covid-19 em Teresópolis levou o governo a agendar anteontem, terça-feira 25, uma reunião de urgência do Gabinete de Crise da Covid para esta quinta-feira, 27. 
Na verdade, a redução do número de mortes por Covid 19 e a diminuição do número de casos provocou o relaxamento com as medidas de prevenção. Enquanto muitos abandonaram as máscaras e passaram a se sentir à vontade, as inconsequentes aglomerações, com massa de gente sem máscaras em ambientes propícios a disseminação da doença trouxeram nova onda do coronavirus e o número de casos da variante Omicron assusta, especialmente em Teresópolis onde nesta quarta-feira, 26, foram positivados 44% dos 1734 testes feitos pela secretaria de Saúde e em diversos pontos, particulares.
O agravamento da pandemia ocorre às vésperas da volta às aulas presenciais, marcada para o dia 8 de fevereiro, situação que vem preocupando pais e alunos, e também os servidores municipais que lidam com as crianças, professores e equipe de apoio da Educação, assunto que também será decidido na reunião do gabinete de Crise da Pandemia. “É necessário avaliarmos melhor o atual quadro de descontrole da pandemia no município, onde o aumento de casos é desproporcional e preocupante. Entendemos que as aulas poderiam voltar, presencialmente, somente depois do carnaval porque fevereiro tem apenas duas semanas de aulas e essas aulas poderiam ser no modelo anterior até que o controle da pandemia se estabeleça e as crianças possam voltar às aulas com tranquilidade e segurança”, disse em entrevista a O DIÁRIO a presidente do Sind PMT, Kátia Borges.
Embora não pareça, afinal os nossos números são mais preocupantes que os dos municípios vizinhos e nem leitos o município tem disponível para os casos de Covid, a prefeitura disse em release à imprensa, publicado ontem no DIÁRIO, que foram adotadas diversas medidas de enfrentamento à Covid-19 na Atenção Primária à Saúde, com a abertura de novos centros de testagem adulto e centro de testagem infantil, atendendo os bairros de Beira Linha, Pimenteiras e São Pedro, unidades que atendem de 2ª a 6ª feira, de 8h às 15h, com distribuição de 300 senhas por dia. O Centro de Testagem Infantil, no CEMUSA, vai atender crianças de 1 mês a 12 anos de idade, também de 2ª a 6ª feira, de 8h às 17h.

Funcionando desde o dia 19 de janeiro, o Centro de Atendimento contra o Coronavírus de Teresópolis, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, pode ser acessado das 8h às 20h. “A equipe de profissionais de saúde que atua no Pedrão, que atualmente é administrado por dois farmacêuticos e está sob gestão da Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde, foi ampliada e, diariamente, são distribuídas 500 senhas para atendimento”. A prefeitura anunciou, também, agilização no atendimento, com o apoio de estudantes de faculdades locais para fazer o acolhimento e orientação dos pacientes. “Também há colaboração de internos de medicina, enfermagem e biomedicina na testagem e notificação de casos. O mesmo ocorre com o SENAC, através de técnicos de enfermagem”, informou o governo, que anunciou também a utilização de profissionais do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), profissionais qualificados que realizam uma série de tratamentos para a população acamada, como a oxigenoterapia em casos de sintomas respiratórios mais graves.
Ainda segundo a prefeitura, enaltecendo o suposto controle da pandemia no município, desde a última sexta-feira, 21, os centros de testagem para a Covid-19 emitem um documento oficial que permite a liberação das atividades profissionais durante todo o período de isolamento domiciliar. “O documento possui carimbo e assinatura de profissional qualificado da Secretaria Municipal de Saúde, e funciona como uma garantia de que emprego e empregador não se prejudiquem durante o período”.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 27/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis registrou 636 apreensões de drogas entre janeiro e outubro

Parque Nacional da Serra dos Órgãos celebra 85 anos com evento festivo

Prefeitura consegue liminar para banco não leiloar prédio de sua propriedade

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

delegacia

“Ladrão ciclista” ataca mulher na Várzea em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE