Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Queda de barreira preocupa moradores de Santa Cecília

Deslizamento ocorreu há quatro semanas e instabilidade do terreno atrasou ações no local

Marcello Medeiros

O intenso período de chuvas fortes, que teve início em dezembro e chegou às primeiras semanas de 2022 causou prejuízos em consequências de deslizamentos de terra e transbordamento de cursos d´água, sendo o de maior gravidade o registrado no quilômetro 84 da rodovia Rio-Bahia, no Vale da Revolta. Nesse caso, um volumoso montante de terra e pedras desceu em direção a estrada, atingiu um veículo e fechou totalmente a pista. Ninguém seu feriu. Outros bairros foram afetados em situações semelhantes, mesmo que em menor intensidade, e, até hoje, aguardam intervenção do poder público. Um desses exemplos é  Santa Cecília, que, coincidentemente, fica na face oposta do morro onde ocorreu o deslizamento no Vale da Revolta, a Serra dos Cavalos. Nesse caso, um grande escorregamento atingiu uma lixeira e se aproximou de residências na Rua Padre Feijó. Tal situação, segundo moradores, ocorreu há quatro semanas e, até esta quarta-feira, 26, não havia sido resolvida.
“Estou apavorada e decepcionada  com o que está acontecendo  na minha rua! A barreira  caiu na casinha  de lixo  há quatro semanas  e até hoje ninguém  fez nada, nem o Serviço  Público, nem a Defesa Civil, nem a Secretaria  de Saúde. Estamos  abandonados  com muito  ratos  e lixo  espalhado  pela rua, crianças  tendo  que passar no meio  dos  ratos e lixo. Moro com uma criança  pequena  correndo  riscos  de doenças”, relatou à redação do jornal O Diário e Diário TV (WhatsApp 2742-9977) a moradora Raquel Cruz de Oliveira. “Há tempos estamos reclamando disso, mas sem solução”, contou outro internauta, Carlos Thomé, também pelas redes sociais do Diário.
Nesta quarta-feira entramos em contato com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, que negou a informação de negligência em relação ao atendimento solicitado pelos moradores da rua Padre Feijó. “Estivemos lá e a Defesa Civil também esteve. Mas acontece que só hoje recebemos o laudo e nos próximos dias vamos entrar lá para tirar a barreira. Fomos no primeiro dia, mas não tinha como a máquina acessar. Além de não ser 4×4, a terra estava muito pesada, terreno instável. Mas vamos fazer ainda essa semana”, explicou o secretário Davi Serafim.
O documento de vistoria da Secretaria Municipal de Defesa Civil indica que foi visualizado um pequeno deslizamento de solo na montante da Rua Padre Feijó,  que veio deslizar sobre a mesma. Ainda segundo a DC, foi lavrado um comunicado de risco para a moradora com residência no final dessa servidão, que não teve danos estruturais, e sinalizada a via para evitar a passagem de veículos e pedestres.
“Ffoi observado que na servidão a montante, segundo informação de solicitante, Raquel, há fluxo de água muito forte quando chove, favorável para esse tipo de acontecimento. Observada uma concentração de água de chuva em superfície precária o que pode ter contribuído para o fato ocorrido e não tendo a drenagem correta veio desabar”, informa a ainda o documento da Defesa Civil, destacando que não houve necessidade de interdição e que qualquer serviço que venha a ser realizado no local tenha participação do Crea e secretaria de Planejamento.

Em caso de emergência, ligue 199
A Secretaria Municipal de Defesa Civil tem em curso o “Plano Verão”, com o objetivo de mitigar problemas gerados comumente no período mais quente do ano. Em caso de emergência, a recomendação é que se ligue imediatamente para o telefone 199, que funciona no período de 24h. “Muita gente infelizmente tem o costume de primeiro postar em redes sociais e depois ligar para a Defesa Civil. O caminho da comunicação deve ser inverso”, pontuou, em entrevista recente ao Diário, o Coronel Albert Andrade, responsável pela pasta.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 27/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Operação Lei Seca começa a utilizar drones para monitorar infratores

Agetransp terá concurso público com 25 vagas

Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies

Casal denunciado por furto em mercadinho na Beira-Linha

Caravana da Coca-Cola nesta sexta-feira em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE