Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Presença da PM diminui baderna e delitos em espaços públicos

Além de cuidar das praças, 30º anuncia que vai intensificar fiscalização do uso irregular de motos

Marcello Medeiros

Iniciada no segundo semestre de 2021, a operação “Praça do Bem”, do 30º Batalhão de Polícia Militar, com o apoio da Guarda Civil Municipal e Vara da Infância e Juventude, tem obtido bons resultados e sido bastante elogiada pelos munícipes. O trabalho, que no último fim de semana teve mais uma etapa realizada, tem como objetivo prevenir e reduzir índices criminais nessas áreas públicas, situação que há muitos anos vem sido motivo de reclamação por parte do teresopolitano. Além das praças, outros pontos onde geralmente grupos de reúnem, muitas vezes objetivando atos ilícitos, têm sido vistoriados pela PM. “Essa ação tem por objetivo restabelecer a ordem pública, gerando segurança para as famílias frequentadoras dos espaços públicos, com vistas à prevenção de delitos, especialmente o uso de entorpecentes, e a venda de bebidas alcoólicas a menores que se reúnem nas praças, como também fiscalizar e inibir atos de motociclistas irregulares que causam transtornos em nossa cidade”, divulgou o 30º BPM, repercutindo a operação do último fim de semana. O quartel local da Polícia Militar tem no comando o Tenente Coronel Soliva.
Desde que as praças e outras áreas de utilização pública começaram a ser vistoriadas rotineiramente pela Polícia Militar, reduziu o número de grupos em ação suspeita e reclamações sobre badernas, como por dezenas de vezes foi motivo de desgosto da população o que ocorria na Praça Nilo Peçanha, onde fica o Colégio Ginda Bloch, no bairro do Alto. Por vários meses, mesmo no auge da pandemia, o espaço foi “tomado” por grupos de jovens para o chamado “rolezinho”, mas o resultado desse encontro sempre ia além da esperada diversão e alegria dessa faixa etária. Além de desrespeitar o previsto distanciamento social, utilização de drogas, gritaria e som automotivo em volume excessivo atravessando a madrugada, garrafas quebradas e muito lixo espalhado foram outros motivos de pedidos de socorro da população.
Em contato com a redação do jornal O Diário e Diário TV, e também utilizando as redes sociais, a população teresopolitana têm elogiado o trabalho da Polícia Militar. Vejamos alguns comentários na página do quartel da PM no Facebook, em relação ao trabalho realizado no último fim de semana. “Parabéns  ao comandante e aos nossos policiais, a nossa cidade agradece!”, comentou Robson Menezes. “Parabéns para todos vocês, Teresópolis precisa disso”, frisou Adriano Cunha. “São ações como esta que justificam o título de ‘Guardiões Azuis Serranos’ a toda a família do 30°BPM”, enfatizou o internauta Dênis Corrêa. “Obrigado pelo trabalho. Esses motoqueiros irresponsáveis voltaram a incomodar fazendo barulho no Centro”, pontuou Gledir Ribeiro. 

Uma praga chamada “motoqueiro”
O anúncio do 30º BPM sobre reforçar a fiscalização da utilização de motos em situação irregular vai de encontro a um problema que segue em escalada no município, veículos em total descordo com o Código de Trânsito Brasileiro em circulação – situação que pode esconder ainda ilícitos ligados ao Código Penal. Afinal de contas, uma motocicleta sem placa e acessórios de segurança pode muito bem ser produto de furto ou roubo, cabendo assim sua apreensão e devolução ao proprietário, se for o caso, e encaminhamento para o sistema prisional o seu condutor, pelo crime de furto ou roubo, ou pelo menos, receptação. Além do barulho em excesso, não só no Centro, como citada pela denunciante acima, é preciso destacar as dezenas ou centenas de infrações cometidas diariamente por condutores desse tipo de veículo. Excesso de velocidade, falta de sinal identificador e acessórios como retrovisores, ultrapassagens pela direita, acesso em calçada ou contramão, são muitas as irregularidades dos que acham que estão livres de qualquer fiscalização ou sanção.
Tal situação é um reflexo do que se vive no país, onde tenta-se desalinhar da mesma ideia liberdade e responsabilidade. Uma está ligada diretamente à outra, assim prevê a Constituição Federal. Diante da errônea ideia de que “se pode fazer o que se tem vontade”, sem sofrer consequências, quando são realizadas operações com o objetivo de retirar de circulação tais veículos sem condições de circulação muitos vão para redes sociais bradar algo como “só querem tirar o bem do trabalhador”, “se a pessoa pagou a moto pode fazer o que quiser com ela”, “é um absurdo tomarem nosso patrimônio”. Porém, o poder de polícia do Estado não pode ser questionado nesse sentido, visto que é amplamente conhecido. Ou seja, está implícito que antes de adquirir um veículo, seja ele qual for, é preciso saber das exigências para conduzi-lo ou possui-lo. Outro ponto importante é o seguinte: se coloque na posição de uma vítima de atropelamento ou colisão de veículo cujo autor foi um “motoqueiro” que fugiu e não pôde sequer ser identificado porquê sua moto estava sem placa. Talvez, dessa maneira, consiga compreender a importância dessas operações policiais.

Ajude, denuncie
Para realizar o diário trabalho de combate e prevenção a atos ilícitos, a Polícia Militar conta com a apoio da população. Anonimamente, delitos podem ser informados via 190, 2742-7755 e 99817-7508. Não é necessário se identificar.

GCM acabou com baderna no Alto
Além de apoiar a Polícia Militar nas ações do “Praça do Bem”, a Guarda Civil Municipal tem realizado operações para diminuir a incidência desses e outros delitos no município, entre eles o desrespeito às regras de trânsito e sanitárias impostas pela pandemia. No último fim de semana, viaturas e reboque da GCM foram destacados para Avenida Alberto Torres, no Alto, onde frequentemente moradores reclamam de baderna até a madrugada em um bar nas proximidades da “Curva do Sabão”. Veículos nas calçadas, algazarra e lixo espalhado na calçada, incluindo garrafas quebradas são, algumas das reclamações. Uma motocicleta foi apreendida e encaminhada para o depósito público municipal, em Três Córregos. Condutores de outros veículos deixados na passagem de pedestres os retiraram ao perceber a aproximação da equipe da prefeitura. Os contatos da Guarda Civil Municipal são 97614-3304 (WhatsApp) e 153 (Linha Direta, 24h).

 

Tags

Compartilhe:

Edição 27/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Operação Lei Seca começa a utilizar drones para monitorar infratores

Agetransp terá concurso público com 25 vagas

Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies

Casal denunciado por furto em mercadinho na Beira-Linha

Caravana da Coca-Cola nesta sexta-feira em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE