Nina Benedito
@ninabenedito
O Brasil tem mais de 30 milhões de pessoas acima de 60 anos e 60 milhões com mais de 50. Eles trabalham, consomem e são formadores de opinião. Apesar das estatísticas favoráveis para o mercado consumidor, apenas 14% dos empresários brasileiros investem nesse segmento. Diante desse cenário, o Polo Gastronômico de Teresópolis, presidido pela empresária Vânia Baddini, pensando na melhoria da qualidade de vida e no potencial turístico da cidade, reuniu representantes do Polo, hotelaria, agentes de viagens, CDL, ACIAT, Rota Cervejeira e o poder público do município, com o apoio da rede de Hotéis Intercity, para uma palestra com a Turismóloga petropolitana Silvana Coelho, especializada no turismo receptivo na Região Serrana para o público da melhor idade. O objetivo é entender e elaborar estratégia de ações voltadas para esse público mais exigente com o intuito de promover a “economia prateada” não só no município, mas em toda a nossa região. “Nesse momento tão importante, na primeira reunião presencial do Polo,com um conteúdo tão importante que é a ‘economia prateada’, essa terceira idade que está vindo já com a segunda dose da vacina, com muito anseio pelo nosso turismo, pela nossa cidade, pela nossa gastronomia, e a gente precisa estar preparado para receber esse turista, entender e ter o conhecimento de como receber com excelência”, enfatiza Vânia.
Ainda segundo ela, a expectativa para essa retomada de todo trade é muito grande. “A gente sabe que mais de 60% da nossa economia está girando em cima desse público. Sabemos que Teresópolis tem 13,6% de idosos e aqueles que vem de fora vem atrás de atrativos turísticos, de uma boa gastronomia, de um bom clima, e isso tudo a gente tem para oferecer, mas temos que estar preparados para receber esse público. A gastronomia, a hotelaria, as pousadas, os receptivos turísticos estão todos presentes para poder entender um pouquinho melhor esse mercado”.
Novo segmento
A Turismóloga Silvana Coelho, com 25 anos de experiência nesse segmento específico, acredita que esse público mais exigente fará toda a diferença na retomada das atividades turísticas da Região Serrana, em especial em Teresópolis. “É só prestar atenção no que a gente tem em termos de estatística. Estima-se que o Brasil será o país com o maior número de idosos no mundo até 2050. Então, não pensar nessa geração, não criar políticas públicas voltadas a esse público e não entender as suas necessidades, que eles continuam fazendo a diferença no país de modo geral, é subestimar esse tipo de turismo”, atenta.
Nesse momento pandêmico em que as pessoas ficaram muito mais ansiosas por alguma atividade de lazer, a tendência pelo aumento do turismo receptivo favorece muito o município. “Ligado a esse público da geração prateada, um dado interessante, por conta do isolamento social foi a faixa etária que mais sofreu, porque são menos habilitados para lidarem com a internet, com o mundo digital, no entanto, com relação a economia, foram os menos afetados, a exceção daqueles que hoje estão sustentando filhos e netos por conta do índice de desemprego. Realmente eles têm uma sede de vida muito grande, foram os primeiros a serem vacinados, e retomar o turismo pensando nesse público é de suma importância. Se você atende bem o idoso, se você tem uma cidade preparada para recebê-los, você recebe de 0 a 100 anos”, enfatiza a turismóloga. “A expectativa é de primeiro a gente trabalhar as cidades individualmente, o conceito para o receptivo, e partindo disso, você poder ampliar e porque não virar um modelo nacional”, conclui.
Roteiros diferenciados
A Diretora de Turismo Receptivo do Teresópolis Convention, Julianna Rocha, é Guia de Turismo especializada no turismo rural e ressalta a importância da capacitação de todo o trade para receber o público da terceira idade com excelência. “O turismo atende a todos os públicos, mas esse da ‘economia prateada’, do 50+, é um público que realmente tem passeado mais, tem viajado mais, e merece um atendimento diferenciado. É um público que realmente gosta da questão da qualidade dos serviços,e sendo assim,os empresários precisam se preparar para atender bem a esse público que cresce cada vez mais”, pontua.
Teresópolis já tem recebido grupos de fora da cidade, sobretudo no turismo rural, que é a especialidade da agência de turismo receptivo Ecoplay Tour, de propriedade de Julianna. “As pessoas têm buscado esse tipo de passeio, e esse público da melhor idade, tem se sentido seguro porque já tomou a vacina e quer passear, buscando opções de passeios, de locais que atendam com segurança seguindo todos os protocolos sanitários. São pessoas que movimentam a economia local, estão acostumados a viajar em família e merecem esse atendimento diferenciado, e a cidade já tem um pouquinho desse perfil, essa idade já procura por Teresópolis, pela tranquilidade, pelos atrativos naturais, pela gastronomia, então já é um destino muito procurado”, conclui Julianna.
Rota Cervejeira
A coordenadora da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, Ana Cláudia Pampillón, destaca a importância da capacitação das empresas do segmento para a retomada do turismo de experiência das cervejarias. “Como grupo turístico cervejeiro, estamos com uma expectativa bem alta em relação a retomada, principalmente porque o grupo foi muito prejudicado. O turismo foi o primeiro a parar, na sequência as fábricas tiveram que parar, se viram de repente com os tanques cheios de cerveja sem ter para quem vender, sem ter bares, restaurantes, sem ter turismo, então foi uma virada de chave muito grande para o grupo,de repente começar a trabalhar com delivery, com take away para poder sobreviver durante esse tempo”, explica. “Estamos com ótima expectativa, está todo mundo ansioso para botar a cara pra fora de casa, a gente acredita que o estado do Rio de Janeiro vai querer conhecer mais a sua própria casa, então, nós da região estamos com essa expectativa achando que muita gente vai subir a serra. Nós estamos a uma hora e meia do Rio de Janeiro, com experiências riquíssimas, e por todas as pesquisas que a gente vem fazendo ao longo desse tempo, a gente acredita que já em setembro com a população parcialmente vacinada, acho que já começamos a retomar essas experiências turísticas na nossa região”.
Roteiros e parceira
Ana Pampillón reforça a importância das parcerias. “Nós temos um relacionamento ótimo com o poder público da região, na verdade a Rota hoje trabalha com os cinco municípios que compõe a Serra Verde Imperial, Teresópolis, Petrópolis, Friburgo, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, e já estamos preparados, e com essa relação muito boa com o poder público e com as agências de receptivo de cada município e todos preparadíssimos para já colocar esses produtos na prateleira do turismo”.
Hotel Intercity como anfitrião
A gerente do Hotel Intercity em Teresópolis, Andressa Costa, destaca a importância da retomada dos eventos corporativos para a cidade. “Estamos recebendo o evento do Polo Gastronômico obedecendo às restrições impostas no decreto municipal, com 30% da nossa capacidade de sala, com distanciamento social, álcool em gel, tudo embalado para que as pessoas possam aproveitar a palestra com segurança e tranquilidade. Nossa primeira atitude foi contratar a nível Rede, um infectologista que fez todos os nossos protocolos, compramos máquinas para higienização dos apartamentos, escrevemos todo um protocolo tanto para os funcionários, quanto para o recebimento dos hóspedes para que a gente pudesse ter segurança e passar por esse momento da melhor forma possível”.