O Parque Estadual dos Três Picos e a Superintendência Regional Piabanha (Suppib), administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), participaram, na última semana, do oitavo “Evento Ambiental do Vale da Revolta”. A ação, que acontece anualmente, é realizada pela Concessionária Rio Teresópolis (CRT) e pela Associação de Moradores do Vale. Na edição deste ano, as equipes da unidade de conservação e da Suppib levaram cerca de 60 moradores, entre crianças e responsáveis, para a subsede do parque — Vale da Revolta. Lá a Gerência de Guarda-Parques do Inea apresentou os equipamentos de combate aos incêndios florestais. Os participantes também realizaram o plantio de espécies nativas e um passeio pela subsede.
O foco do evento é conscientizar a população local para a conservação da natureza no bairro, que está inserido na área do parque. Em todos os anos são realizadas ações de limpeza, capina, recolhimento de lixo e de regularização de caderneta de vacina dos moradores. A CRT doou 50 mudas de árvores nativas que serão plantadas na Subsede do Vale da Revolta até o final de 2021. A concessionária também entregou mudas de espécies nativas para os moradores realizarem o plantio em suas residências.
Mais sobre o parque
O Parque Estadual dos Três Picos (PETP) é o maior parque estadual do Rio de Janeiro. Localizado num dos mais expressivos fragmentos da Mata Atlântica, no centro do estado, tem inestimável beleza cênica, com grande número de nascentes e rios, várias cachoeiras, encostas e cumes de montanhas, grande biodiversidade de flora e fauna e formações geológicas diversificadas. A área de mais de 65 mil hectares estende-se em partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.