Luiz Bandeira
Nesta sexta-feira, 17, o apresentador Hélio Carracena, recebeu na Diário TV o Assessor Especial do Governo do Estado, Alex Castellar, para falar, principalmente, sobre o início dos trabalhos na estrada Teresópolis-Friburgo, recuperação tão aguardada e necessário para a economia das cidades e do interior do Estado do Rio de janeiro. No dia 6 de julho deste ano, em comemoração aos 130 anos do nosso município e ao lado de várias autoridades e representantes da sociedade civil, o governador inaugurou a pedra fundamental das obras de recuperação desta importante via, que sozinha escoa a maior parte da produção de hortaliças do estado. Mais de seis meses depois, finalmente, segundo Alex Castellar, os serviços irão começar. “Infelizmente o Brasil é muito burocrático, se a gente compara, as coisas em outros lugares são muito mais ágeis, no Brasil você leva seis sete meses para fazer uma licitação. E não é porque o governo é ruim não, é a burocracia, tribunal de contas, fiscalização. A gente tem que fiscalizar o dinheiro público? Com certeza, temos que evitar todo tipo de desvio, mas tem coisas que no Brasil… Enfim, tudo isso ocorreu, levou-se o tempo de licitação, depois na última hora uma das empresas lá, que estava disputando a licitação recorreu, esperou o último dia, as empresas geralmente têm cinco dias para recorrer e espera o último dia, mas passou, tudo resolvido, agora a empresa que ganhou é a União Norte, uma empresa daquela região do Norte Fluminense, e a obra vai começar em breve. Já está começando o maquinário esta semana a subir, o canteiro de obras já começa a se organizar e a obra vai começa. Começa antes do Natal, o maquinário chega essa semana agora na cidade e a obra começa por Teresópolis, começa mais ou menos ali no trecho de Albuquerque, de Teresópolis para Friburgo. Isso é uma boa notícia, uma excelente notícia. Essa estrada não é reformada desde 1998, quando ainda estava no governo Marcelo Alencar”, pontuou.
Castellar, que é morador da cidade, sabe da importância da região do Terceiro Distrito para a produção agrícola e para o turismo e anunciou também obras para melhorar as estradas vicinais da região. “Nós temos ali aproximadamente em torno de cinco a seis mil agricultores familiares e também algumas grandes empresas da agricultura que estão na nossa região, nós somos o maior produtor agrícola do estado do Rio de Janeiro, o maior PIB agrícola do estado do Rio de Janeiro fora a questão de hotelaria, turismo, então o pessoal sofre muito naquela região toda. E mais do que isso, além da questão da Teresópolis-Friburgo nós estamos começando também com as estradas vicinais. O secretário de agricultura Marcelo Queiroz, vai estar essa semana em Teresópolis para falar sobre isso e já tem maquinário lá nas estradas vicinais trabalhando também, então são duas grandes notícias pro interior de Teresópolis, as estradas vicinais e a Teresópolis-Friburgo, porque não adianta concertar a Teresópolis-Friburgo e o produtor que entra ali em Imbiú, Vargem Grande, Vieira, aquela região ali pra dentro você tem estradas que são intrafegáveis, tem gente que às vezes para ir ao médico leva três quatro horas pra sair da sua casa e chegar ao local, quando chove. Às vezes não consegue chegar, o ônibus não chega, carro não chega. Então é isso que a gente precisa melhorar, por que o agricultor é quem leva a economia da cidade, essa é a grande verdade. É o maior PIB agrícola do estado do Rio de Janeiro produzindo folhosas”.
Governo voltado para o interior
O Assessor de Governo exaltou a conduta do governador Claudio Castro por se voltar para as necessidades do interior do estado. “Isso tudo é tomada de posição política. O Governador Claudio Castro conseguiu pacificar a política no Estado do Rio de Janeiro, acho que a gente está vivendo um momento hoje com a política mais pacificada, mais organizada. Colocou recurso nos municípios, não só aqui na Teresópolis-Friburgo, mas a quantidade de investimentos para Teresópolis é muito grande e ao mesmo tempo está tendo um olhar naquele que mais precisa, acho que é um olhar para o interior, por que a gente tem esse problema. Geralmente o governador vira o segundo prefeito da capital, você tem o prefeito lá do Rio de Janeiro e o governador fica no Rio de Janeiro as vezes governando mais pra cidade do que pro interior. Eu acho que precisa voltar o nosso olhar para o interior. O governador esteve aqui na cidade três vezes, ou seja, é o governador que mais tempo esteve na cidade em um período tão curto. E ao mesmo tempo está mostrando que quer fazer o governo acontecer”, destacou Castellar.
Outros investimentos
Alex Castellar trouxe ao vivo no programa Hélio Carracena outras boas notícias para o teresopolitano. A creche da Fazenda Ermitage, anteriormente prometida para ser entregue no final de dezembro de 2020, agora tem nova expectativa de entrega em março de 2022. A estação de tratamento de esgoto do mesmo bairro também está prometida para a mesma época. E a construção de mais de quinhentas unidades habitacionais, muito provavelmente também na Fazenda Ermitage, prometido para o primeiro semestre de 2022 o início do processo licitatório.
Outra novidade é a construção de uma ciclovia que vai ligar a Ponte do Imbuí ao acesso a Cascata do Imbuí na estrada da Posse, e a finalização das obras de duplicação da Ponte do Imbuí, já com a primeira parte concluída. Ainda na região, obras de contenção no Salaco, para que o transporte público possa atender todo o bairro. Outra obra onde serão empenhados grandes recursos, cerca de 41 milhões de reais e que vai trazer mais segurança para os moradores, são as contenções de encostas nos Féos e no Espanhol. E a reforma, já anunciada pelo governo municipal, da rodoviária da cidade e da Feirinha do Alto. Todos estes projetos, segundo Alex Castellar, demandam um investimento já empenhado de R$ 180 milhões, mas há a previsão de mais R$ 74 milhões, que serão adicionados ao longo do tempo. A entrevista completa com o Assessor Especial do Governo do Estado pode ser vista e compartilhada no canal da Diário TV no YouTube.