Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dia mundial do Chocolate

Dia 07 de julho, comemora-se o Dia Mundial do Chocolate, a data registra a introdução dessa delícia na Europa ainda no século 15.

Nina Benedito

@ninabenedito

A palavra chocolate, de origem grega, significa “alimento dos deuses”. Os relatos dão conta de que os primeiros a consumir chocolate foram os Olmeca, habitantes dos atuais México e Guatemala por volta de 1.500 a.C. É por meio do comércio realizado pelos conquistadores espanhóis que o chocolate chega a Europa e se difunde pelo mundo. Por volta de 1.700 as “Casas de Chocolate” começaram a competir com as “Casas de Café” em Londres. O hábito de comer chocolate em pedaços se tornaria popular em 1847. Na Suíça surge a mistura consagrada de chocolate, leite e açúcar, dando origem ao chocolate como é conhecido nos dias atuais. O Brasil é considerado o maior produtor de chocolate da América Latina e um dos maiores do mundo.

A Choco Serra e a Festa do Chocolate em Teresópolis

A cidade de Teresópolis realiza desde de 1997 uma deliciosa festa em homenagem ao Chocolate, a tradicional Choco Serra, criada pelo então Secretário de Turismo, José Elias Martins, que idealizou o evento com o tema chocolate envolvido em todos os produtos da festa, e assim foi realizado até o ano de 2008, em vários locais pitorescos como o Hotel Higino, Hotel Várzea e também no Hotel Alpina, chegando a receber em torno de 60 ônibus de turismo para o evento. Com a mudança de governo, a festa foi paralisada por um longo período. Em 2017, um grupo da iniciativa privada resolveu criar a Festa do Chocolate que teve sua primeira edição realizada na Casa de Portugal, com várias atrações, e claro, muito chocolate.  Em 2019 a secretaria de cultura resgatou o evento, mas devido á pandemia as festas  estão suspensas e a expectativa é que ambas retornem em 2022 com muitas novidades.

Os benefícios do chocolate para a saúde.

Uma pesquisa realizada pela University of L’Aquila na Itália, aponta que comer chocolate todos os dias pode fazer bem até para o cérebro.  Consumir a versão amarga, é benéfico para a capacidade cognitiva, melhora a atenção, velocidade de pensamento, memória de trabalho e fluência verbal. Pode prevenir doenças cardiovasculares e ósseas, além de reduzir o estresse. O cacau apresenta cafeína que é uma estimulante do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta, e o magnésio que ajuda na ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga e dores de cabeça.

Chocolate x Acne

Segundo a dermatologista Dra Renata Ayd, uma alimentação muito gordurosa e rica em carboidratos, levam a uma pele mais oleosa e assim propensa a ter mais acne. “Não há nenhuma substância específica no chocolate que leve á acne, assim como também o amendoim que muitas vezes é culpado, ele causa acne porque é muito gorduroso, mas também não tem uma substância específica. O que se sabe do chocolate é que ele possui antioxidante, tem bastante triptofano que vai produzir serotonina sendo muito utilizado para a melhora do humor. Temos que consumir com moderação porque como é um alimento muito calórico, se for consumido em excesso, realmente  vai levar a um quadro de acne como qualquer doce ou qualquer outro açúcar ou gordura. Os alimentos que a gente sabe que tem substâncias específicas que desencadeiam a acne são o leite, não é a lactose, é uma outra substância, então não adianta tomar o leite sem lactose, e Whey Protein que também é um concentrado de leite, então o consumo deste causa bastante acne, mas o chocolate se for consumido com moderação, não tem problema nenhum. Pode comer que não vai dar acne, se tiver com a pele limpinha e com a alimentação em dia é só não abusar dele” afirma a dermatologista.

Chocolate preto ou chocolate branco?  Vilão ou mocinho?

Segundo a nutricionista Fernanda Gonçalves, o chocolate branco nem deveria ter essa nomenclatura , porque tem na sua composição manteiga de cacau e não a massa de cacau. É o teor de massa de cacau que faz com que a gente dê a nomenclatura do chocolate, por exemplo , chocolate ao leite, chocolate meio amargo, de acordo com o teor de massa de cacau presente. Falando do chocolate preto mesmo, quanto maior o teor de massa de cacau, maior o teor de fitoquímicos, o chocolate verdadeiro, rico em cacau, tem duas vezes mais flavonoides  que o vinho e já há efeitos comprovados  em combate á obesidade, diabetes, hipertensão, ansiedade, depressão, doença cardiovascular, redução do colesterol ruim, combate ao envelhecimento precoce.  Segundo a nutricionista, a quantidade diária ideal , costuma ser entre 25 a 30 gramas, a maioria dos estudos focam em 25 gramas. “ Quando o chocolate é numa versão mais saudável , a partir dos 70% de cacau, as embalagens já são comercializadas com cerca de 25 a 30 gramas, justamente para estar nessa porção diária, então as empresas estão antenadas, sabem que as pessoas que procuram esse chocolate mais saudável, preferem um teor mais amargo. E diferentemente desse chocolate verdadeiro, que é bom ser consumido  diariamente de 25 a 30 gramas, sendo 70% e acima de cacau, o chocolate branco não, ele acaba tendo um potencial inflamatório pelo auto teor de leite e açúcar” explica a nutricionista.

Os benefícios do chocolate para o coração.

Fica evidenciado que o chocolate traz muito mais benefícios para a nossa saúde do que poderíamos imaginar, contudo, se consumido com moderação e com o percentual adequado de massa de cacau. O cardiologista Dr. Fernando Munaiar afirma que o chocolate acima de 75% possui tanino e flavonoides, substâncias que protegem o coração e os vasos sanguíneos.

A primeira fabricante de chocolates de Teresópolis

O comerciante Paolo Nicotina veio da Itália no final dos anos 50 com o sonho de trabalhar com o que havia aprendido em seu país, e trouxe as delícias e os segredos da confeitaria europeia para o Brasil. Chegando em Teresópolis no ano de 1960 inaugurou a Confeitaria Itália e conheceu sua esposa D. Denair Nicotina que veio a se tornar sua sócia nos negócios. Hoje, com especialização e foco no chocolate, a Confeitaria Itália passou a se chamar Chocolates Itália, comandada pela família Nicotina. Com mais de 60 anos no mercado, a Chocolates Itália mantém o mesmo padrão de qualidade e o mesmo atendimento da família para o cliente. Entre os seus tradicionais e famosos produtos estão o chocolate ao leite, meio amargo, diet, zero açúcar e zero lactose em brownies, pão de mel, marzipam, biscoitos entre outros. Filha dos fundadores, Ana Paula Nicotina conta que a variedade de produtos produzidos atrai os paladares mais exigentes. “As variadas trufas, nossos brownies e pães de mel recheados e os chocolates com laranja cristalizada pela casa atraem bastante o nosso público. Outro dia mesmo, ouvi de um cliente que nossos brownies são os mais deliciosos que ele já comeu. Isso é incrível e motivacional” conta a empresária.

Viva o Chocolate! Com moderação, vamos aproveitar!

Tags

Compartilhe:

Edição 17/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura desconta do servidor e não faz o repasse do dinheiro para o SindPMT

Horto de Teresópolis recebe atividade pelo “Dia de Ecologia”

Traficantes de Teresópolis recebiam maconha pelo Correios

Santa Rita, um “cantinho” de Teresópolis que merece ser visitado

Tony Ramos passa por cirurgia no cérebro; estado de saúde é estável

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE