Marcello Medeiros
“Trim, trim… Trim, trim….”. Quem passou ou estava ao longo das principais avenidas de Teresópolis na manhã do último domingo escutou o tilintar das antigas campainhas de bicicleta, som agudo e “divertido” que ecoou de alguns dos cerca de 40 exemplares participantes da segunda edição do “Passeio de Bicicletas Antigas e Retrôs”, evento realizado pelo grupo de VWs Air-cooleds de Teresópolis, o GoBugs. O primeiro encontro ocorreu no final do mês de outubro, apenas com participantes e amigos do grupo e, agora, com a divulgação antecipada, mais do que dobrou o número de ciclistas – o que mostra o interesse do teresopolitano pelo tema e também pela prática de esportes ao ar livre, situação cada vez difícil de ser realizada diante do crescimento antrópico desordenado e suas consequências, como um trânsito extremamente ruim. “Podemos perceber que Teresópolis tem um movimento muito grande de bikes antigas. Nesse evento, além das clássicas, recebemos também pessoas com bikes modernas, mas agregando e demonstrando a vontade de uma ter bike antiga também. Quando fechar a nova data vamos divulgar, para ampliar esse movimento e aproveitar o clima agradável que Teresópolis tem para isso”, relata Rodrigo Santiago, Presidente do GoBugs.
Com apoio de logística e segurança da Guarda Civil Municipal, os ciclistas saíram do Posto Rezende, na Feliciano Sodré, seguiram até o encontro com a Avenida Alberto Torres e retornaram sentido Centro, entrando na Delfim Moreira para fazer uma parada na Matriz de Santa Teresa. Depois, desceram em direção ao Parque Regadas e retornaram pela Lúcio Meira e Feliciano Sodré para o local de partida. A ideia dos próximos passeios é aumentar a distância para a pedalada. Além de Monaretas, Cecis, Cruisers e outros exemplares de bicicleta que não estão mais em fabricação, fizeram sucesso e atraíram olhares clássicos dos anos 50, 60 e 70, como uma Phillips, uma Göricke e uma Monark Homem.
“O resultado do aumento do número de participantes mostra o crescimento, o amadurecimento da ideia. Essa é uma iniciativa muito do pessoal do GoBugs, muito satisfatória… Onde passamos as pessoas que estavam de bike iam se juntando ao grupo, agregando, e o pessoal de fora comentando, assim o evento tende a crescer mais. Foram 35 bikes, fora as que entraram e saíram durante o percurso. Temos que agradecer também a presença da Guarda Municipal, foi muito importante para a logística e segurança. É um apoio importante porque mostra que a cidade dá valor a esse tipo de evento. Outra ideia futura é também fazer eventos noturnos, aproveitando as noites quentes de Verão. Acompanhem pelas redes sociais que vamos divulgar os próximos”, destaca Sergio Castelo Branco, do clube Amigos do Antigo.