Inaugurado nesta quarta-feira, 08, o projeto Café Popular oferece café da manhã por apenas R$ 1, numa parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal. Instalado em área externa do Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, na Várzea, o estabelecimento é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e começa a funcionar nesta quinta-feira, 09, das 6h30 às 9h. Ofertando um pão suíço com manteiga, café com leite e uma fruta da estação por um preço acessível, o projeto criado a partir de Projeto de Lei do Vereador Leonardo Vasconcellos tem como objetivo principal não só atender a população mais vulnerável com uma refeição de qualidade, mas também encaminhar para os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou para o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) as pessoas que apresentarem necessidade de atendimento socioassistencial.
As pinturas em lettering nas paredes do espaço do Café Popular foi feito através do trabalho voluntário de Bia Monerat. O evento de inauguração contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Valdeck Amaral, do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Leonardo Vasconcellos, e outros vereadores. “A vida é feita de gestos e o Café Popular é um gesto em que o governo demonstra que quer estar próximo das pessoas. Pode parecer algo pequeno, mas simboliza a oportunidade de recebermos as pessoas e, através do acolhimento, dar todo o amparo necessário para que esse cidadão se sinta verdadeiramente teresopolitano e tenha orgulho das conquistas que de fato são dele”, destacou o Vereador Leonardo Vasconcellos. “A escolha do Ginásio Pedrão foi estratégica por ser um espaço conhecido, na região central da cidade, próximo da rodoviária e do São Pedro, acolhendo assim as pessoas que vêm do interior e do bairro mais populoso da cidade. Uma cidade humana e justa é uma cidade inteligente”, declarou o Prefeito Vinicius Claussen, enaltecendo a parceria entre o Executivo e o Legislativo.
Parceria com a PMT
O secretário Valdeck Amaral lembrou que a inauguração só foi possível pelo trabalho em conjunto das secretarias de Desenvolvimento Social, Obras Públicas, Serviços Públicos, Esporte e Lazer, Segurança Pública e de Governo e Coordenação. “Fico muito feliz que um projeto tão importante quanto o Café Popular tenha saído do papel e esteja finalmente disponível para que toda a população possa usufruir, principalmente as pessoas mais carentes. Esse trabalho só pôde ser concluído graças à união das forças de várias secretarias”, pontuou.