Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Rede Municipal: 95% dos estudantes voltaram para o presencial

Secretária da pasta fala sobre a retomada, casos especiais e melhoria no transporte dos estudantes

Marcello Medeiros

Após um longo período, mais de um ano e meio, a rede municipal de educação voltou a funcionar quase que em sua totalidade em relação à presença daqueles que são fundamentais para a sua existência, os estudantes. Nesta segunda-feira, 08, foi efetivado o atendimento presencial nas unidades escolares gerenciadas pelo governo municipal, ficando de fora dessa retomada apenas alunos com previsão de atendimento especial no período da pandemia da Covid-19. Nesta terça-feira, 09, conversamos com a responsável pela pasta no município. Satiele Santos destacou a alegria dos jovens que há meses aguardavam o contato com os amigos e professores, os protocolos de segurança e adiantou a informação sobre a ampliação do número de coletivos para atender aos jovens e crianças – situação que vem sendo motivo de muitas reclamações nas últimas semanas.
“As escolas públicas municipais estavam abertas desde setembro, mas com quantitativo menor e divisão em grupos e rodízio, sendo algumas escolas até com três grupos. Agora todas puderam abrir para 100% dos alunos, que estão voltando com todos os cuidados previstos. Agradeço aos diretores, auxiliares e pessoal de apoio por tão recepcionar os nossos alunos. O sentimento que nós temos é de alegria e gratidão. Na segunda tivemos 95% dos alunos voltando e esses 5% que ainda não puderam são estudantes com alguma comorbidade, com atestado, laudo médico, e há casos que alguns responsáveis estão procurando as escolas para fazer um retorno diferenciado devido a questões particulares. Vivemos um sentimento de gratidão e alegria, um sentimento que as coisas estão voltando ao normal, a vida voltando ao normal, com muita alegria em nosso coração”, relatou a secretária de Educação à reportagem do jornal O Diário e Diário TV.
Satiele falou ainda sobre o questionamento em relação à necessidade de reformas ou mudanças físicas em unidades escolares para atender ao momento de pandemia que ainda vivemos. “Esse é um tema que vai ficar sob luz por algum tempo. A maioria das unidades conseguiu fazer reparos físicos, não falando de reparo com aparatos sanitários, como álcool gel ou uso de máscaras, o que já está organizado. A maioria conseguiu fazer adequações com os repasses da GEFED (Gestão Financeira Escolar Descentralizada), que a prefeitura passa diretamente para os diretores para pequenos reparos e adaptações. Para casos de necessidades em intervenções estruturais maiores, precisamos solicitar que a secretaria de Obras que faça os serviços conosco”, frisou.

Cuidados continuam
O retorno de todos os alunos da rede municipal às salas de aula foi organizado com as equipes diretivas e segue obrigatório, seguindo os protocolos sanitários, o uso de álcool em gel e de máscaras. “Estamos acompanhando os números da Covid, junto com a secretaria de Saúde, e é um momento de muita alegria por estarem baixos, estáveis, mas isso não significa que vamos relaxar. Continuamos com o protocolo previsto, de álcool, máscaras, etc”, destacou Satiele, informando que, em situação de algum caso confirmado, cada unidade de ensino tem um protocolo diferente para agir e evitar a disseminação da doença. Desde setembro, quando teve início o sistema híbrido, a Secretaria de Educação está realizando a manutenção de totens com álcool em gel, tapetes sanitizantes, máscaras, marcações de distanciamento, e orientado sobre os procedimentos de segurança.

Mais ônibus
Em nota, divulgada também nesta terça, a prefeitura informou que por conta do retorno das aulas 100% presenciais na rede municipal de ensino solicitou à Viação Dedo de Deus o aumento dos horários de ônibus para melhor atender a população. “De acordo com a Viação Dedo de Deus, entraram em operação 10% a mais de linhas de ônibus. Até este fim de semana, a empresa mantinha 78 ônibus circulando, número que aumentou para 89 nesta segunda-feira, 08/11, e até o fim de semana serão 91 ônibus. A Viação informa ainda que investiu em cinco ônibus novos, dos quais três foram entregues e dois chegarão na cidade ao longo da semana”, destaca o documento encaminhado para a imprensa.

Cartão-alimentação
Mesmo com o retorno do ensino presencial, ainda será feita em novembro a última recarga do cartão-alimentação escolar, benefício concedido desde abril de 2020 para todos os alunos da rede municipal com o objetivo de complementar a nutrição dos alunos durante o período de ensino remoto e híbrido. No caso das escolas, segundo a PMT, as despensas foram abastecidas com todos os produtos e alimentos necessários para o preparo das refeições dos alunos (café da manhã, almoço, lanche e jantar).

 

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 09/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia procura autores de tentativa de assassinato na Quinta da Barra

Ônibus com Tarifa Zero: linha Água Quente x rodoviária começa a operar na segunda

Águas da Imperatriz fecha buracos que derrubaram idosa no Alto

Polícia Civil prende acusado de tráfico em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis divulga datas para inscrições de professores da rede municipal

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE