Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Municípios vizinhos ajudam na recuperação de Petrópolis

Em Teresópolis, diversos movimentos vêm promovendo arrecadação para ajudar os petropolitanos

Magé mandou máquinas, operários e caminhões, Teresópolis homens da Guarda e da Ação Social

Em Teresópolis, diversos movimentos vêm promovendo arrecadação para ajudar os petropolitanos

Wanderley Peres

Em tempo real, desde a noite da última terça-feira, 15, circulam nas redes sociais fotografias do cenário de guerra que se transformaram diversas localidades de Petrópolis, onde as chuvas que caíram fortemente sobre a cidade vizinha provocaram grandes estragos, tragédia que já contabiliza 110 mortes e 116 desaparecidos, número da noite desta quinta-feira, além de um sem número de desabrigados e grandes prejuízos.

As imagens são impactantes e tem motivado brasileiros de diversas partes do país, especialmente de municípios da região Serrana, a se engajarem em campanhas em prol da arrecadação de alimentos e itens de primeira necessidade para as vítimas. Água mineral, alimentos não perecíveis, roupas, produtos de higiene pessoal, tem se arrecadado de tudo para socorrer os petropolitanos, que já receberam vários caminhões com as doações recolhidas pela Subseção Teresópolis da OAB, Casa de Portugal, Associação Comercial, Colégio Pensi, além de igrejas e diversas empresas, que também atuam como ponto de recolhimento. A Câmara Municipal reeditou a campanha Compartilhaterê, junto aos supermercados da cidade, alimentos que estão se juntando a outros já arrecadados e entregues ao município vizinho.

Desde o primeiro momento Petrópolis conta com o empenho do governo do estado. Morador da cidade, Cláudio Castro colocou a estrutura estadual à disposição do município, oferecendo máquinas e trabalhadores, recursos essenciais para o pronto socorro e o atendimento às vítimas. Políticos de cidades vizinhas também apareceram para ver de perto o atendimento às vítimas, sendo vistos nos pontos antes cenário das enchentes e deslizamentos os vereadores Teco Despachante e Diego Barbosa, além do ex-deputado Nilton Salomão.

Além de promover campanha de arrecadação de alimentos, a prefeitura de Teresópolis destinou para os locais atingidos homens da Guarda Municipal, entre eles agentes do Ronda Ostensiva Municipal e do K9 Operações com Cães. Também para apoiar na busca de vítimas e desaparecidos, o Secretário de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade, auxiliando na busca de desaparecidos, na segurança pública e também fez o transporte para lá dos bombeiros voluntários de Teresópolis. Equipe da Ação Social também atua no município vizinho, ajudando no cadastro das vítimas.

Outros municípios também se mostraram solidários aos petropolitanos. Magé enviou diversas máquinas retroescavadeiras e caminhões para a remoção de barreiras e liberação de vias públicas.

A força-tarefa da prefeitura de Magé atua com diversos operários e 10 máquinas e caminhões, na Estrada da Serra Velha para desobstruir a via, operação que conta com a supervisão do prefeito Renato Cozzolino. “Encontramos a serra velha toda obstruída e nossas equipes estão aqui fazendo o trabalho para liberar a serra. Estamos a caminho de Petrópolis e toda equipe da Infraestrutura está com força total, com nosso maquinário e mão de obra própria, solidários com os petropolitanos”, disse o prefeito, que disponibilizou também duas equipes do SAMU para ajudar no resgate das vítimas, promovendo ainda campanha de donativos em todos os CRAS, CREAS, ginásios e na Secretaria de Infraestrutura.

No início da noite desta quinta-feira, voltou a chover forte em Petrópolis e 14 sirenes foram acionadas, com alagamentos no centro histórico. Em Teresópolis a incidência de chuvas é pequena, mas a população deve ficar atenta aos alertas emitidos via SMS e às sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Em caso de Emergência, a orientação é procurar locais seguros e ligar 199, informa a Defesa Civil.

Delino Tomé

Com o apoio da Casa de Portugal de Teresópolis, onde itens não perecíveis serão recolhidos, o ultramaratonista Delino Tomé vai passar 24 horas correndo pela ciclofaixa da Reta, entre a Casa de Saúde e Casa e Vídeo, partindo às 8h deste sábado, 19, visando a arrecadação de cobertores, roupas, material de limpeza, doces, biscoitos, chocolate e leite em pó.

Tags

Compartilhe:

Edição 31/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Um ano após grande alagamento, risco continua o mesmo na Várzea

INFESTAÇÃO DE RATOS: Conselho Municipal de Educação acompanha situação de creche

DPVAT E CRLV: Despachante explica cobranças do Detran

Unifeso abre inscrições para mais um processo seletivo

Obra do Corte da Barra será retomada na segunda

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE