Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Atenção para casos de leptospirose durante enchentes e alagamentos

A ação segue orientações enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), através da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de Teresópolis estará em um esforço para definir e acompanhar casos suspeitos de leptoespirose. A ação segue orientações enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), através da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Devido às fortes chuvas e enchentes que ocorrem na Região Serrana, o MS alertou os municípios desta área quanto ao risco de transmissão da leptospirose e outras doenças causadas pelo contato direto com água e lama contaminadas. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde estará orientando as equipes de vigilância locais para que haja identificação de casos suspeitos da doença entre a população atingida por desastres naturais.
“A infecção por leptospirose ocorre em humanos após exposição à urina de animais infectados. A bactéria entra no corpo através de lesões na pele exposta por longo período em água contaminada. Por conta disso, é de extrema importância que nossa população esteja ciente das formas de proteção e com um serviço médico pronto para o tratamento de casos ativos”, explicou a Subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Dra. Edneia Martuchelli.

“É de extrema importância que nossa população esteja ciente das formas de proteção e com um serviço médico pronto para o tratamento de casos ativos”, explicou a Subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Dra. Edneia Martuchelli

Em casos de enchente, casos suspeitos são registrados quando se enquadra em um destes critérios: exposição a enchentes e água contaminada; exposição a fossas e lixo contaminados; atividade com risco de exposição (coleta de lixo, por exemplo); vínculo com um caso positivo da doença; morar ou trabalhar em área cm risco de leptospirose.
Segundo a orientação do MS e SES-RJ, as amostras de casos suspeitos serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (LACEN-RJ). Estas amostras serão coletadas após o sétimo dia de sintomas. A leptospirose é tratada através de antibióticos aplicados durante a primeira semana do início de sintomas.

Tags

Compartilhe:

Edição 28/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis registrou 636 apreensões de drogas entre janeiro e outubro

Parque Nacional da Serra dos Órgãos celebra 85 anos com evento festivo

Prefeitura consegue liminar para banco não leiloar prédio de sua propriedade

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

delegacia

“Ladrão ciclista” ataca mulher na Várzea em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE