Objetivo é estabelecer laços de cooperação em diversas áreas e criar mecanismos de apoio mútuo, sobretudo em períodos de crise
Os vereadores de Teresópolis se reuniram na última quinta-feira, 17, em Sessão Ordinária do Legislativo Municipal. Destaque para temas como a proposta de criação da Lei de Cidades-Irmãs que coloca Teresópolis e Petrópolis em situação de cooperação mútua; a criação de uma Frente Parlamentar de Proteção e Defesa Civil; e a campanha Compartilha Teresópolis em apoio às vítimas das chuvas em Petrópolis. De autoria do presidente da Casa, vereador Leonardo Vasconcellos, o projeto de lei que declara Teresópolis e Petrópolis cidades-irmãs foi encaminhado às comissões e será votado esta semana. Objetivo é estabelecer laços de cooperação em diversas áreas e criar mecanismos de apoio mútuo, sobretudo em períodos de crise. “Passamos pela maior tragédia climática em 2011, e agora toda essa catástrofe em Petrópolis. Pela proximidade geográfica e pelas características geológicas semelhantes, a cooperação entre os dois municípios será importante para o enfrentamento das demandas e na busca por soluções reais para os graves problemas”, justificou Vasconcellos.
Lançada no ano passado pela Câmara de Vereadores para arrecadar alimentos para os teresopolitanos afetados pela pandemia, a campanha Compartilha Teresópolis foi imediatamente reeditada para socorrer os petropolitanos atingidos pelo temporal do dia 15. Supermercados parceiros são pontos de coleta de alimentos não perecíveis, água potável, produtos de higiene pessoal e de limpeza doados pela população. Vereadores Luciano Santos, Bruninho Almeida, Fidel Faria, Dudu do Resgate e Jaime Medeiros se pronunciaram logo no início da reunião plenária destacando a ação emergencial liderada pela presidência da Casa com rápida mobilização da população e de empresas para socorrer a cidade vizinha. Caminhões vão sair de Teresópolis na quinta-feira, 24, levando toneladas de doações que serão entregues na Diocese de Petrópolis. “Em 48 horas já conseguimos arrecadar muitas doações para as vítimas de Petrópolis e isso nos deixa com um sentimento bom, pois vemos o trabalho sério dessa Câmara”, comentou o vereador Mauricio Lopes, que também destacou a necessidade de planos habitacionais para a população de Teresópolis que anualmente sofre perdas com as chuvas de verão.
Memórias de 2011
O assunto das chuvas na Cidade Imperial repercutiu bastante na sessão desta quinta-feira. Os vereadores fizeram paralelos com os desastres naturais frequentes em Teresópolis e a necessidade de medidas preventivas para evitar que esse tipo de acidente ocorra como visto em 2011. Nesse sentido, foi proposta pelo vereador Amós Laurindo e aprovada por unanimidade a criação da Frente Parlamentar de Proteção e Defesa Civil, com o objetivo de contingenciar os danos causados pelas fortes chuvas que acometem a Região Serrana no verão, fomentando uma rede de proteção e alerta aos moradores de áreas de risco e fiscalizando as ações da Secretaria de Defesa Civil.
A Frente Parlamentar foi formada com um terço dos vereadores, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara. A composição ficou assim: Paulinho Nogueira, que vai presidir o grupo de trabalho; Jaime Medeiros, Marcos Rangel, Amós Laurindo, Dudu do Resgate, Elias Maia e Teco Despachante. “Importante ver a possibilidade de também formamos uma comissão de prevenção a desastres naturais para fazer um intercâmbio com outras Câmaras de cidades da Região Serrana para a criação de cursos de capacitação, Núcleos de Defesa Civil e pontos de monitoramento das chuvas para oferecermos o apoio que a população necessita em momentos de crise”, sugeriu o vereador Jaime Medeiros, que é bombeiro militar.
“Ano após ano o poder público atua de forma corretiva no que diz respeito às chuvas, é necessário ter ações que evitem ou minimizem essas situações”, ressaltou Amós Laurindo. “Infelizmente, as coisas acontecem, a gente sofre, mas passa. E todas as pessoas que sofreram em 2011 na Posse, Campo Grande, e toda aquela área, estão esquecidas pelo poder público até hoje. A gente se solidariza sim com Petrópolis, mas precisamos olhar para o dia a dia da nossa população e não podemos deixar que isso se repita aqui”, enfatizou o vereador Rangel durante o debate sobre a criação da Frente Parlamentar de Defesa Civil.
Transmissão
As Sessões Plenárias do Legislativo são realizadas toda terça e quinta-feira, às 19h. A TV Câmara transmite ao vivo pela Diário TV (Canal 4 do sistema Speed Fiber) e também através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.