Após identificação, equipe vai entrar em contato com pais e responsáveis para pedir autorização
Em um esforço para ampliar a cobertura vacinal na população infantil, a Prefeitura Municipal de Teresópolis, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, realizará uma busca ativa nas escolas para imunizar crianças de 5 a 11 anos que ainda não tenham recebido a primeira dose. A ação começa pela Escola Municipal Fazena Alpina, no dia 23 de fevereiro, das 10h às 14h. A ação, chamada de “Programa Vacinas Salvam Vidas nas Escolas”, será realizada por equipe de profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE), com apoio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE). “Através desta ação conseguiremos imunizar as crianças de 5 a 11 anos cujos pais ou responsáveis têm dificuldade para levar a uma unidade de saúde a fim de se vacinarem. Este trabalho será feito no ambiente escolar, apenas após autorização prévia dos responsáveis e também com a possibilidade de acompanharem a aplicação nos filhos”, explica a Subsecretária de Atenção Básica à Saúde, Dra. Edneia Martuchelli.
Junto ao PSE, as crianças passarão por atividades educativas com intuito de reforçar a importância de se proteger contra a Covid-19. As visitas às unidades escolares acontecerão no final do turno de aulas: na parte da manhã (entre 11h e 12h30); e na parte da tarde (entre 15h30 e 17h). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a manutenção da ação depende do repasse de lotes de vacina pelo Ministério da Saúde, via Secretaria de Estado de Saúde de Rio de Janeiro.
Baixa procura
Em entrevista recente ao programa Hélio Carracena, na Diário TV, o secretário de Saúde do município, Antônio Henrique Vasconcellos, apresentou os números relacionados à vacinação desse público e atentou para a baixa procura. “Esse é um número muito baixo, as pessoas têm que procurar os postos de saúde, as crianças têm que se vacinar sim. As crianças transmitem e transmitem muito, crianças vacinadas transmite menos”, pontuou o secretário, que está à frente da pasta desde o início da pandemia e tem acompanhado de perto todos os trâmites relacionados à Covid-19.