Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guia de Turismo, um profissional que tem tudo a ver com Teresópolis

Conheça um pouco mais sobre os responsáveis por movimentar recursos nesse importante segmento

Conheça um pouco mais sobre os responsáveis por movimentar recursos nesse importante segmento

Nina Benedito
@ninabenedito

No último dia 21 de fevereiro foi comemorado o Dia Internacional do Guia de Turismo, profissão devidamente regulamentada pelo Ministério do Turismo e reconhecida pela Lei Federal 8.623/93 com a função de acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou a grupos em visitas a cidades ou mesmo outros países. É um profissional qualificado e capacitado, sendo formado através de cursos específicos e habilitado pelo Ministério do Turismo para exercer o ofício. Em Teresópolis são mais de 80 profissionais devidamente qualificados e credenciados para receber o turista da melhor forma possível. Segundo a profissional do setor Julianna Rocha da Ecoplay Tour, o guia deve encantar o turista, apresentar a cidade da melhor forma possível, fazer com que o visitante sinta-se acolhido e bem vindo ao destino turístico, além de oferecer pacotes e serviços que facilitem a vida desse visitante na cidade. “É importante que o Guia de Turismo saiba montar roteiros personalizados, conhecer muito bem o destino turístico acima de tudo, a história, os locais, os atrativos, os potenciais para poder sintetizar e apresentar isso de uma forma atrativa para quem chega a cidade”, explica Julianna. Ela ainda ressalta que o profissional também pode se especializar em um determinado segmento a fim de potencializar a necessidade do cliente, do turista que chega a cidade. “Ele pode atender de forma personalizada, de acordo com os interesses e do perfil do turista”, completa.

A importância do Guia
Para o Guia de Turismo Artur Esteves da Notur Travel, que também é historiador, esses profissionais conhecem a cultura local, os “causos”, as histórias e seus principais personagens, além de ter conhecimento e o domínio do território e dos atrativos. “Nós poderíamos abraçar vários aspectos, mas um dos principais é que o Guia de Turismo é como se fosse uma espécie de diplomata do turismo, ele vai ter contato com praticamente todo o trade turístico, desde os profissionais do meio de hospedagem, agências, rede gastronômica, entre outros”, ressalta Artur. “O turista quando vem para um destino, vem para descansar e curtir o que o destino tem a oferecer, e o papel do guia de turismo é justamente de montar roteiros de acordo com as necessidades e preferências desse turista”, enfatiza.

Artur Esteves no Tour Cultural a Pé em visita ao Colégio Euclides da Cunha

Regulamentação da profissão
“Vale ressaltar que o Guia de Turismo é a única profissão regulamentada por lei dentro do turismo, é uma lei de 1993 que regulamentou a profissão, ou seja, se alguma pessoa tentar exercer esse papel de acompanhamento de grupos, dos atrativos turísticos, seria uma atividade considerada ilícita, dentro do direito penal, o exercício ilegal da profissão”, comenta Artur Esteves. Todo Guia de Turismo deverá portar o seu crachá com a sua identificação constando o número do seu Cadastur, idiomas que fala, se é guia regional ou internacional. Dessa forma, preserva-se a segurança do turista com um profissional devidamente capacitado e qualificado.

Qualificação do profissional
Esse profissional precisa fazer um curso de mais de 400 horas, que além de estudar sobre a cultura local, história da arte, geografia, estuda-se também primeiros socorros, como lidar em situações de emergência, técnicas básicas de sobrevivência, técnicas de oratória e expressão verbal.

O melhor da profissão
O Guia de Turismo receptivo Henrique Silva, que inclusive já foi Secretário de Turismo do município fala da profissão de uma forma poética. “O Guia de Turismo é o anfitrião que conduz com empolgação e alegria aguçando as percepções que muitas vezes passam despercebidas aos olhos dos demais. Juntando as peças do quebra cabeça que a história vai deixando pelo caminho , aprendendo e se informando, repassando o conteúdo que o tempo vai largando pelas trilhas. São culturas e histórias, caminhos e fatos, que a nós guias de turismo é incumbido de passar a diante, com respeito e sabendo falar a linguagem adequada a todos que momentaneamente conduzimos pelos roteiros da vida” e continua. “Às vezes me perguntam: não é monótono levar as pessoas aos mesmos lugares? E eu respondo, as pessoas são outras, as estações são outras, as florações são outras, e temos a obrigação de tornar as experiências dos que conduzimos a mais empolgante possível. Uma parte ruim do ofício? Algumas pessoas vem, cativam os nossos corações e raramente as vemos novamente, mas a todas, sempre digo uma coisa: ‘se algum dia lembrar de mim, amanhã ou depois de muitos anos, que seja com carinho, se não for assim, prefiro não ser lembrado”, finaliza Henrique.

Roteiro Alto Beer Terê com a Guia de Turismo Maria da Luz Cobo da Estilo Beer Tour leva turistas para conhecer as Cervejarias e gastronomia do bairro do Alto

Turismo com qualidade
Segundo a Guia de Turismo Maria da Luz Cobo, da Estilo Beer Touor, o profissional tem uma importância enorme para o destino turístico já que ele apresenta informações, curiosidades e detalhes que enriquecem ainda mais o passeio. “Costumo dizer que o Guia de Turismo é um grande contador de histórias. Histórias essas que muitas vezes não são encontradas na internet por que o Guia de Turismo buscou as informações ou por que ele é local. Nós queremos que nossos passageiros sejam bem recebidos e felizes com o passeio. Acredito que nós, Guias de Turismo, fazemos um guiamento com amor. Estamos muitas vezes realizando sonhos. E apresentar com toda a qualidade um destino turístico é acreditar que o turista irá voltar e usufruir muito mais do destino”, destaca Maria da Luz.

Como encontrar um Guia
No site da prefeitura o turista poderá encontrar além dos meios de hospedagem, bares, restaurantes, as agências de receptivo da cidade, além de aproximadamente 80 guias de turismo cadastrados com as suas especialidades como turismo rural, city tour, turismo de aventura, gastronômico, cervejeiro, entre outras. Basta entrar na parte de turismo e lá há uma listagem completa de todos os guias que estão cadastrados junto á Prefeitura, todos devidamente capacitados.

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE