Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura de Teresópolis constrói 1032 novas gavetas mortuárias

Estão em andamento as obras de construção de 1032 novas gavetas mortuárias para ampliar a disponibilidade de vagas no Cemitério Municipal Carlinda Berlim, no bairro da Prata.

Estão em andamento as obras de construção de 1032 novas gavetas mortuárias para ampliar a disponibilidade de vagas no Cemitério Municipal Carlinda Berlim, no bairro da Prata. O sistema, que já operava em seu limite em razão dos sepultamentos das vítimas da tragédia ambiental de 2011, teve necessidade de ser readaptado por conta da pandemia de Covid-19, que gerou uma demanda em curto período que os 9 cemitérios municipais de Teresópolis não tinham, como aconteceu em to do o país.

“Há mais de 10 anos o cemitério Carlinda Berlim não recebia investimentos para sua ampliação. Com essa obra, queremos dar a dignidade e o respeito que merecem as pessoas nesse momento tão sofrido de despedida de seus entes queridos. Nossa expectativa é que o número de novas gavetas atenda à demanda prevista para o município dentro do quadro de normalidade, ainda com excedente para casos excepcionais”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen.

O trabalho é feito por empresa contratada pela Prefeitura, por licitação, seguindo as normas técnicas e ambientais vigentes, e consta de 4 blocos, numa área de aproximadamente 1240m². O prazo de conclusão é de até 120 dias. Serão feitas entregas parciais, por lotes de gavetas, para atender a população.

As unidades são dispostas em nichos com 3 níveis, executados sobre radiers de concreto protentido. Os nichos serão executados em concreto pré-moldado, inclusive, suas lajes também serão em concreto pré-moldado com caimento, para que a água não fique acumulada.

“O processo construtivo inclui a utilização do inativador de gases, equipamento a vácuo que faz com que o necrochorume fique em estado gasoso, neutralizando o gás proveniente da decomposição. Isso evita o uso de reservatórios específicos para captação de necrochorume e reduz a chance de contaminação por esse material”, explica o secretário municipal de Obras, engenheiro Ricardo Pereira.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o Cemitério Municipal Carlinda Berlim tem 1.816 gavetas mortuárias, 3.499 sepulturas e 1.425 covas.

Tags

Compartilhe:

Edição 06/02/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Projeto promove rede de apoio para mães atípicas em Teresópolis

Clima e aumento do consumo devem manter preço do café em alta

Polícia Civil prende mulher envolvida em homicídio em Teresópolis

Polícia Civil investiga envolvimento de vítimas de duplo homicídio em disputa entre facções

Rede municipal inicia ano letivo com 25 mil estudantes matriculados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE