Nova passagem construída pelo governo estadual contrasta com as condições da rua
Há cerca de um mês foi liberado o acesso da nova passagem construída pelo governo estadual na Ponte do Imbuí, garantindo caminho também para bairros como Caleme, Parque do Imbuí, Salaco, Posse, entre outros. A nova ponte é mais larga que a antiga, que está sendo demolida para no lugar ser construída outra semelhante a entregue, e foi devidamente sinalizada. Porém, para atravessar a estrutura de concreto sobre o rio Quebra-Frascos, o motorista deve ter atenção mais do que redobrada: é cada vez maior o número de buracos no velho asfalto no cruzamento das estradas Adelmar Tavares e José Gomes da Costa Júnior. “Outro dia quase desmontou a suspensão toda do meu carro porque eu não percebi que a situação estava tão ruim. Se quebrasse, a prefeitura iria pagar? Duvido. Entregaram uma ponte nova, mas o calçamento está péssimo”, relatou ao Diário o leitor Daniel Lopes, morador do Parque do Imbuí, através do WhatsApp 2742-9977.
Entramos em contato com o governo municipal para saber se há previsão de melhorias no local. Em nota, encaminhada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou “que o serviço está incluído em sua programação de rotina para ser realizado nos próximos dias” e que “O trabalho inclui o desvio de uma água de nascente existente no local e que danifica o asfalto no referido trecho”.
Mais sobre a ponte
Realizada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a primeira etapa das obras de duplicação da Ponte do Imbuí foi concluída em meados de fevereiro. Com isso, foi liberada a passagem de veículos para os bairros Dente de Ouro, Caleme, Parque do Imbuí, Cascata do Imbuí, Posse, Campo Grande, Granja Florestal, Salaco e Salaquinho. A próxima etapa, que abrange a demolição da ponte já existente no local e construção da segunda ponte na área, teve início logo em seguida. A engenheira responsável pela obra, Heloise Torres, explicou que cada ponte terá fluxo em apenas um sentido e sua passarela de pedestres. “Esta ponte que está pronta será usada nos dois sentidos provisoriamente. A partir do momento em que a segunda ponte estiver liberada, cada uma vai ter uma passarela e com o seguinte fluxo: uma no sentido Centro e a outra para os bairros. É uma obra de melhoria que vai facilitar a vida dos motoristas que trafegam por aqui e trazer mais segurança para os pedestres”, pontuou a engenheira, enfatizando a segurança na construção das pontes, que estão sendo construídas com laje pré-moldada, estrutura de concreto armado e vigas metálicas.
Outras obras do Governo do Estado em andamento são as de contenção de encostas na Granja Florestal, ainda uma pendência das intervenções iniciadas após a tragédia climática de janeiro de 2011. Recentemente, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra) divulgou ainda que inclui um investimento de R$ 48,8 milhões em intervenções de contenção e drenagem nos bairros Jardim Féo e Espanhol. O pacote de obras prevê a recuperação de ruas nos dois bairros por meio de contenção de encostas e também a implantação de um sistema de captação e drenagem das águas pluviais. Segundo o Governo do estado, as verbas são provenientes de Termos de Compromisso com o Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Caixa Econômica Federal, e a previsão de duração das obras é de 18 meses.
Foto: Leitor Repórter
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou “que o serviço está incluído em sua programação de rotina para ser realizado nos próximos dias”