Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura implanta software para monitorar a transferência do ICMS

Novo sistema foi apresentado em evento para contadores. Também foi informado sobre o Declan-IPM

Novo sistema foi apresentado em evento para contadores. Também foi informado sobre o Declan-IPM

A Prefeitura de Teresópolis está implantando uma plataforma de inteligência fiscal que vai contribuir para aumentar a arrecadação municipal sem a necessidade de aumentar tributos. É o SigmaVAF (Sistema de Gestão, Monitoramento e Análise da Apuração do Valor Adicional Fiscal). O VAF é um dos indicadores utilizados pelo Governo do Estado para o repasse da cota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos municípios. O município que não acompanha a apuração do seu Valor Adicional Fiscal perde receita. O novo sistema foi apresentado nesta quarta-feira, 09, pelo Prefeito Vinicius Claussen e o secretário municipal de Fazenda, Fabiano Latini, aos contadores do município, em conjunto com a empresa Sigma Tecnologia, contratada por meio de licitação para a implantação da ferramenta.
Também foi explicada a importância do correto preenchimento da Declaração Anual para o Índice de Participação dos Municípios (DECLAN-IPM), já que, com o novo sistema, a declaração poderá ser acompanhada de forma mais eficiente, evitando problemas e corrigindo possíveis erros com cruzamentos de dados, obtendo assim a apuração correta do VAF. “Buscamos um caminho de justiça tributária para alavancar a receita do município que não reflete no aumento de impostos, a fim de melhorar a qualidade dos investimentos e a prestação de serviços à população. Isso só é possível através do diálogo com os segmentos produtivos. Porém, esse objetivo só será alcançado com a colaboração dos contadores”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.
O secretário municipal de Fazenda, Fabiano Latini, detalhou que toda a receita gerada no município de ICMS vai para o Estado e 25% do montante total voltam para que o município invista em educação, saúde e infraestrutura. “Esse sistema monitora toda a cadeia do ICMS, verifica possíveis inconsistências e orienta os contadores para que retifiquem a DECLAN-IPM, que é o instrumento utilizado pra fazer essa comunicação ao Estado”.
Com mais de 30 anos de profissão, o contador Paulo Cesar Soares Rezende aprovou a iniciativa da Prefeitura. “É uma ferramenta tecnológica interessante para correção de possíveis inconsistências. O município poderá ter direito a uma fatia mais justa e, quem sabe, até maior, de repasse do ICMS em relação ao que recebe hoje”, opinou.

Monitoramento e auditoria
O ICMS é de competência do Governo do Estado, mas a Constituição Federal permite que os municípios fiscalizem o dinheiro arrecadado. Daí a importância dessa plataforma de inteligência fiscal. Segundo o diretor técnico da Sigma Tecnologia, Reginaldo Alves, que é estatístico e especializado em receitas públicas municipais, a apuração do valor adicionado é complexa. “Falamos de uma divisão de quase R$ 10 bilhões, que foi a parte líquida dos municípios referente ao ICMS em 2021. Como os contadores são os profissionais responsáveis pelo preenchimento da DECLAN e pela transmissão dos dados ao Governo do Estado, é fundamental a adesão deles a esse sistema, para que a Prefeitura possa fazer uma apuração paralela”.

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE