Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil reforça importância dos simulados em áreas de risco

Bairro do Rosário recebeu ação e teve sistema de alerta verificado pela secretaria

Coordenado pela Secretaria de Defesa Civil de Teresópolis, foi realizado com sucesso no último sábado, 12, o exercício simulado de desocupação de área vulnerável na comunidade do Rosário, no bairro de São Pedro. O exercício é previsto pela Lei Federal 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Houve acionamento de sirene, mobilização da comunidade no ponto de apoio montado na Igreja Nossa Senhora do Rosário, simulação de transporte e socorro de pessoa ferida e cadastramento de vítimas para a prestação de ajuda comunitária a possíveis desalojados e desabrigados. O treinamento reuniu moradores e equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Samu, Secretaria de Desenvolvimento Social/CRAS Barroso, do Grupo de Radioamadores de Teresópolis e da Polícia Militar.

“O nosso balanço da ação é positivo. Verificamos que o sistema de sirenes estava funcionando com bom áudio, as equipes mobilizadas compareceram e desempenharam seu papel. Após exercícios como esse, nós fazemos uma avaliação técnica para corrigir possíveis falhas, a fim de evitar erros numa situação real”, avaliou o Coronel Albert Andrade, secretário municipal de Defesa Civil.

O presidente da associação de moradores Unidos pelo Rosário participou do simulado com a família. “Esse tipo de exercício serve pra alertar os moradores que vivemos numa área de risco de deslizamento, pois ainda tem gente que não tem consciência do que isso significa. E orienta sobre como devemos agir quando acontece alguma ocorrência”, comentou André Santos.

Para o presidente do Grate – Grupo de Radiamadores de Teresópolis, o simulado serviu como um treinamento para o uso dos equipamentos de radiocomunicação. “Nosso equipamento é particular, homogado pela Anatel e funciona como auxiliar em situações reais. Isso porque, às vezes, o sistema dos órgãos oficiais falha por falta de sinal de internet, por exemplo, e o nosso acaba ampliando o alcance da comunicação entre as autoridades competentes, o que é fundamental na prestação de socorro à população”, afirmou Carlos Guinle.

AsComPMT: Houve acionamento de sirene e mobilização da comunidade no ponto de apoio montado na Igreja Nossa Senhora do Rosário

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE