Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Evento celebra o bicentenário da Imperatriz Teresa Cristina

Entrega de medalha, lançamento de livro, música e dança no Sarau Histórico Cultural 'Teresópolis, Cidade de Teresa'

Música e dança e performance dos personagens Imperatriz Teresa Cristina e André Rebouças garantiram o clima de época ao Sarau Histórico Cultural “Teresópolis, Cidade de Teresa”, realizado nesta quarta-feira, 16, no Palácio Teresa Cristina, sede da Prefeitura. Promovido pela Secretaria de Cultura, o evento reuniu autoridades, comitiva do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e convidados para comemorar o bicentenário de nascimento da Imperatriz Teresa Cristina. Entre eles, o Cônsul Geral Paolo Miraglia del Giudice, recebido pelo Prefeito Vinicius Claussen e a secretária de Cultura, Cléo Jordão.
“É uma grande honra estar em Teresópolis participando desta homenagem. Fico emocionado, pois Teresa Cristina foi uma figura muito importante para o país. Grande incentivadora da cultura e das artes deu fundamental contribuição ao intercâmbio cultural entre Brasil e Itália”, comentou o cônsul geral. A secretária de Cultura, Cléo Jordão, destacou a programação especial pelo bicentenário de nascimento da imperatriz. “É um momento histórico para Teresópolis. Comemoramos o bicentenário da imperatriz Teresa Cristina. As comemorações começaram no dia 14, em dois eventos no Rio de Janeiro. As atividades incluíram a inauguração do busto de Teresa Cristina, no Consulado Italiano, e uma linda exposição, na Alerj. Hoje, tivemos o lançamento do livro ‘A cidade de Teresa’, da Ana Maria de Andrade, e a 3ª edição do Sarau Histórico Cultural, sendo que hoje com o tema o bicentenário de Teresa Cristina”.

Livro
Durante o evento, foi lançado o livro ‘A cidade de Teresa’, da escritora e ilustradora Ana Maria de Andrade, com selo editorial do Instituto AMA Leitura e apoio da Secretaria de Cultura de Teresópolis. A obra tem edição bilíngüe, narrativa simples e rimada para crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Ilustrado com pinturas e gravuras de artistas do século XIX, entre eles Eliseu Visconti, Debret, Taunay e Rugendas, além de fotomontagens da autora, o livro destaca a importância da Imperatriz para o desenvolvimento da Educação, das Artes e da Cultura no Brasil e terá 7.500 exemplares distribuídos a alunos da rede pública municipal de ensino.
“Comecei a produzir este livro no final de 2019. A pesquisa é uma etapa fundamental para que os fatos relatados na obra sejam verdadeiros e confirmados. Então, a pesquisa foi bastante aprofundada e transformei os dados numa linguagem acessível e interessante para as crianças. A edição especial é bilíngue, graças à parceria entre a Secretaria de Cultura de Teresópolis e o Consulado Geral do RJ. Além de levar a história da nossa imperatriz, uma mulher à frente do seu tempo, preocupada com a Saúde, Educação e a Cultura, o livro resgata a memória do nosso povo”, comentou a escritora Ana Maria de Andrade.

Medalha
Instituída em 2019, a Medalha Imperatriz Teresa Cristina foi criada para valorizar pessoas que se dedicam ao desenvolvimento econômico, social, cultural e humano de Teresópolis. Com designer do artista Roberto Jakare, a medalha é feita em zamak-zinco com alumínio e banho dourado envelhecido e foi entregue a seis personalidades. Receberam a honraria a escritora Ana Maria de Andrade; o Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice; o Juiz de Direito Carlo Artur Basilico; o médico Carlos Humberto Longobardi de Vilhena, um dos fundadores da Comunitá Italiana Teresa Cristina de Teresópolis; o administrador José Luiz Lippi Leite – coordenador de patrimônio do Sobrado Histórico José Francisco Lippi – Museu de Venda Nova; e Tommaso di Martino, que recebeu a Medalha em nome do pai, Cesidio di Martino (in memorian), fundador da Comunitá Italiana Teresa Cristina de Teresópolis. “A minha família é aquela família tradicional italiana, muito emotiva. E eu fico muito sensibilizado e agradecido por esta homenagem e pelo reconhecimento da contribuição italiana na cultura, através, na nossa imperatriz italiana, napolitana, que soube trazer a cultura italiana para o Brasil. Teresa Cristina foi uma grande patrona cultural”, enfatizou Dr. Carlos Humberto Longobardi de Vilhena.

Música e dança
O clima de época do Sarau Histórico Cultural foi garantido pela performance da atriz Edinar Corradini e do ator Henrique Silva que, caracterizados como os personagens históricos Imperatriz Teresa Cristina e André Rebouças, deram as boas-vindas aos convidados. O público foi brindado com bela apresentação instrumental dos músicos Ewerton Candido e Osiel Silva e com o concerto de músicas italianas do pianista Bruno Fonseca, todos da Escola Municipal de Música Giordano Marrelli. E os bailarinos e professores de dança Marcela Barbosa e Diego Dias encantaram os convidados com a Tarantela, a dança folclórica da Itália.

Festival
Inicialmente previsto para este mês de março, o ‘Festival di Teresa’ acontecerá de 8 a 12 de junho. Desenvolvido pela Mox Produções, em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Cultura, e apoio do Consulado Italiano, o projeto promete marcar, através de um grande evento, o bicentenário da imperatriz, nascida na Itália e que inspirou o nome do município. Pela proposta do festival, apresentado por Marcelo Cabral e Alice Maciel, da Mox Produções, a meta é divulgar a história e a cultura, levando entretenimento ao público, com teatro, dança, música, cinema, shows, gastronomia e feira de negócios.

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE