Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Gestores municipais de Assistência Social debatem melhorias na prestação do serviço

Teresópolis participou do primeiro encontro pós-pandemia do COEGEMAS, realizado na cidade do Rio de Janeiro

O Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro foi sediado no Rio de Janeiro, na última semana. Após dois anos, o primeiro evento pós-pandemia realizado pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Rio de Janeiro (COEGEMAS-RJ), teve como tema “O futuro da assistência social no Brasil: Compromissos dos Governos na superação da fome e das desproteções sociais” e contou com a presença de mais de diversas autoridades da Assistência Social e com a participação de praticamente todas as cidades do Estado. Além da mesa de abertura teve a participação da Presidente do COEGEMAS-RJ Elaine Medeiros, da Vice-presidente Laura Carneiro, da Secretária de Assistência Social do Município do Rio de Janeiro e Subsecretária de Gestão do SUAS do Estado do Rio de Janeiro, o Presidente do CONGEMAS Elias Oliveira e da representante da Frente Parlamentar em defesa do SUAS, Drª Nelma Azeredo. A parte da manhã do evento ficou marcada pela palestra magna, também ministrada pelo Presidente do CONGEMAS e que teve como tema “O balanço do SUAS no Brasil: impacto da crise, fome e desigualdades”. As palestrantes Diana Delgado e Heloísa Mesquita fizeram um recorte do tema no Estado do Rio de Janeiro.
Durante a tarde, três oficinas aconteceram simultaneamente, cada uma com dois temas que se interligavam. A Secretaria de Desenvolvimento Social de Teresópolis foi destaque na oficina sobre “Emergências, calamidades e catástrofes: o lugar da Assistência Social”. Ministrada pela Psicóloga Cláudia Simões, que atua na Coordenação Estadual da Proteção Social Especial de Alta complexidade na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, gestores de várias cidades fluminenses discutiram sobre como aprimorar as medidas a serem tomadas em momentos de calamidades. O secretário de Desenvolvimento Social de Teresópolis, Valdeck Amaral, apresentou o Plano Municipal de Contingência para situações de Calamidade Pública e de emergência de Teresópolis. O Plano foi bastante elogiado pelos presentes e o secretário se colocou à disposição para fornecer o modelo para os outros municípios que desejarem usá-lo.

Divulgação

O secretário de Desenvolvimento Social de Teresópolis, Valdeck Amaral, apresentou o Plano Municipal de Contingência para situações de Calamidade Pública e de emergência

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Domingo de Páscoa com mais lazer e diversão para as famílias e crianças

Parque Nacional divulga restrições de acesso à trilha da Pedra do Sino

Estádio do Teresópolis F.C. é retomado e reacende debate sobre patrimônio esportivo

O que fazer em Teresópolis no Feriadão da Semana Santa

Festival gastronômico no próximo sábado no Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE