O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), receberam, na tarde desta segunda-feira, 04), a visita do presidente da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, Carlo Caiado, e de integrantes do Conselho de Ética da Casa. Em pauta, as denúncias referentes ao vereador Gabriel Monteiro, que estão sendo investigadas pela instituição. Entre os fatos investigados pelo MPRJ estão a utilização de servidores públicos na produção de vídeos para as redes sociais de Gabriel, a divulgação, via redes sociais, de um vídeo com cenas de sexo entre o vereador e uma menor, a exposição de uma menor de idade, que teria sido induzida pelo parlamentar a gravar um vídeo para as suas redes sociais, instruída pelo mesmo, e a exposição de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, acolhidas no abrigo Raul Seixas, visitado pelo parlamentar.
“Nós estamos à disposição da Câmara. Todos os encaminhamentos relacionados aos fatos, que já são objeto de apuração, serão encaminhados para os promotores de Justiça responsáveis, que irão avaliar a possibilidade de disponibilização destas informações. Ressaltamos, também, que, no início do meu mandato, criamos a Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana, que abarca estruturas como a Coordenadoria de Promoção dos Direitos das Vítimas, responsável pelo acolhimento e escuta de pessoas que possam ter sido vítimas de possíveis crimes”, destacou Luciano Mattos.
O presidente da Câmara agradeceu a recepção aos parlamentares. “Temos muito apreço pelo trabalho do MPRJ e esperamos que, com este encontro, possamos ter elementos para a tomada de decisões internas. O Conselho de Ética é composto por vereadores experientes e com capacidade de diálogo, que irão tomar sua decisão com equilíbrio e independência”, afirmou Carlo Caiado. Pela Câmara, também participaram o presidente do Conselho de Ética, Alexandre Isquierdo, a vice-presidente, Rosa Fernandes, os integrantes do Conselho, Zico, Teresa Bergher, Luiz Ramos Filho e Chico Alencar, além do suplente Welington Dias e do procurador-geral da Câmara, José Luís Minc.
Participaram da reunião, pelo MPRJ, os promotores de Justiça Rodrigo Medina, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (CAO Infância e Juventude/MPRJ), área não infracional, Marcela do Amaral, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania (CAO Cidadania/MPRJ), Adriana Lucas, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Investigação Penal (CAO Investigação Penal/MPRJ), Patrícia Hauer, Luciana Caiado, Ana Cristina Huth, Alberto Flores e André Cardoso.
Divulgação MPRJ
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), receberam a visita do presidente da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, Carlo Caiado, e de integrantes do Conselho de Ética da Casa