Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Flagrante de corte proibido de árvores em Quebra-Frascos

Polícia Militar Ambiental foi acionada através de denúncias e conduziu uma pessoa para a DP

Policais Militares que têm como foco a proteção ambiental, lotados na 5ª UPAm (Três Picos), estiveram mais uma vez em Teresópolis para apurar denúncias anônimas sobre extração de árvores. A derrubada frequente de áreas florestais, por vezes até com autorização do poder público, tem sido motivo de preocupação de parte da população. Dessa vez, segundo a PM, não havia sido permitida a extração de espécies vegetais no interior de uma propriedade na Estrada Francisco Smolka, bairro de Quebra-Frascos. De acordo com o que foi divulgado na página do Disque Denúncia Linha Verde, o fato ocorreu na última segunda-feira, 04, e os militares foram recebidos por um funcionário do local, que acompanhou a fiscalização. “Lá, foi observado o corte de duas árvores que estavam caídas ao solo e, quando questionado pela equipe da UPAm Três Picos, o mesmo apresentou uma autorização para poda com a data vencida. Ele então fez contato com o proprietário do imóvel, que foi encaminhado à 110ª DP para o registro da ocorrência que teve como base no artigo 38 da lei de crimes ambientais”, informou a UPAm no citado site.
De acordo com o Artigo 38 da Lei 9.605/98, destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la de forma que infrinja as normas de proteção pode render detenção, de três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Não foi informado qual sanção específica foi aplicada nessa situação.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do APP Disque Denúncia RJ, disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

Construção irregular
Na mesma data, policiais militares ambientais estiveram no bairro de Corrêas, em Petrópolis, para averiguar informações sobre uma construção irregular em área florestal. Os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos se deslocaram à Estrada União e Indústria e, no interior de um conjunto habitacional, fizeram contato com o síndico do local, que teve ciência da denúncia. “Durante a fiscalização, os policiais da 5ª UPAm confirmaram a veracidade do fato, sendo observada a construção de um muro as margens do Rio Piabanha, caracterizando o local como área de preservação permanente. Quando questionado pelos agentes a respeito das licenças ambientais necessárias para a intervenção, o mesmo informou não as possuir, sendo então encaminhado à 105ª DP, onde a ocorrência foi registrada”, informa o Disque Denúncia. Desde o início do ano, o programa Linha Verde já cadastrou 94 denúncias sobre crimes ambientais na cidade de Petrópolis, sendo “construção irregular” o segundo assunto mais denunciado no município, com 28 informações.

Divulgação Linha Verde

Equipe da UPAm constatou derrubada de duas árvores. Ainda segundo a PM, autorização apresentada não tinha validade

Tags

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

Carona de motocicleta morre atropelada por caminhão na Várzea

Principal suspeito de homicídio em Santa Cecília é flagrado cometendo tortura

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Teresópolis recebe espetáculo “A Pequena Sereia no Teatro”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE