Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Via Sacra será apresentada em Teresópolis na Praça da Matriz de Santa Teresa

Tradicional espetáculo terá três apresentações, com “cenários vivos” e queima de fogos

Nina Benedito @ninabenedito

A Via Sacra é um espetáculo encenado há oito anos em Teresópolis, revivendo os últimos momentos de Jesus Cristo na terra. O evento realizado aqui ficou conhecido como uma das mais famosas representações dessa parte da história na Região Serrana do Rio de Janeiro. Em 2019 a encenação registrou um público de mais de dois mil espectadores no Sítio São José, no bairro de Quebra Frascos. Após um jejum de dois anos em função da pandemia, o ano de 2022 traz novidades ao espetáculo que será realizado na Praça da Matriz de Santa Tereza, na Várzea. Em entrevista ao “Programa da Nina”, na Diário TV, Jonathan Marques, que assina a direção do espetáculo, e Pietra Mello, assinando maquiagem e coreografias, falaram sobre a encenação da Paixão de Cristo este ano. “Foi uma alegria muito grande quando a dona Cleonice me ligou dizendo que faríamos no ano passado o Auto de Natal, que foi uma preparação para realizarmos nesse ano a Via Sacra. O espetáculo foi maravilhoso, as pessoas amaram, nós lotamos a Praça da Matriz, e quando foi em janeiro, ela me ligou dizendo que faríamos a Via Sacra”, conta Jonathan, entusiasmado.
Ainda de acordo com ele, com a mudança de local o espetáculo ficou mais democrático, uma vez que acontecerá no centro da cidade, onde todos podem participar mais facilmente. “A gente vai perder um pouco do paisagismo do Sítio São José, em Quebra Frascos, onde acontecia a encenação, e as pessoas estavam acostumadas, mas teremos uma super produção na praça”, explica o diretor.

Sobre a estrutura
Serão sete palcos, arquibancada para mais de 300 pessoas, toda parte de cenotécnica e dos figurinos do Sítio São José serão levadas para a praça, inclusive os cavalos e a biga romana. “Haverá a tradicional queima de fogos na ressurreição, a levitação do Cristo, ninguém vai perder nada, vais ser um evento para acalmar os nossos corações, uma preparação para a Semana Santa e está sendo emocionante”, afirma.

O mistério da Semana Santa
Segundo o diretor o principal objetivo é preparar o coração das pessoas para viver o mistério da Semana Santa, fortalecendo e estruturando a mensagem bíblica de acordo com as escrituras sagradas, onde o público é convidado a percorrer o caminho sagrado junto com os atores em um cenário “vivo”, começando com a entrada de Jesus em Jerusalém, sua condenação e morte na Cruz, culminando com sua Ressureição.

O ator Guilherme Duarte interpreta Jesus Cristo

Paixão de Cristo
“A Via Sacra é um espetáculo maravilhoso em todos os sentidos, não só de infraestrutura, mas também de emoção, de vivência, de um estado de espírito. Eu costumo dizer que em cada Via Sacra, alguém vai sair dali de alguma forma diferente, seja por um momento específico, claro que há momentos incríveis, mas às vezes, o momento mais simples por incrível que pareça, pode acabar trazendo uma transformação , ou até mesmo uma conversão”, diz Pietra Mello. “Nós temos vários testemunhos, ao longo desses anos de Via Sacra, com o elenco profissional agregando ao evento, lembrando que esse é um evento da igreja, é um evento para resgate de vidas, e é um convite para todas as pessoas de todas as religiões, inclusive no nosso elenco nós temos também membros de várias religiões”, conta Jonathan. “Em vários momentos dos ensaios, nós somos surpreendidos por várias emoções, como por exemplo, a cena do encontro de Jesus com a mãe, é uma cena muito forte. Nós teremos algumas surpresas para o público, a participação de umas criancinhas, as coisinhas mais lindas do mundo para dar mais leveza para o espetáculo”.

Apoiadores do projeto
O projeto foi criado com o intuito de incentivar a cultura e evangelizar através da história da Paixão de Cristo, em uma produção grandiosa que integra a classe artística e religiosa da cidade. Patrocinado pelo Instituto Saber, com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Teresópolis e da Paróquia de Santa Tereza. “Agradecemos muito ao Padre Jorge que está apoiando o evento e a dona Cleonice que sempre teve esse sonho, de a cada ano, trazer mais pessoas”, enfatiza Jonathan.

Atores de Teresópolis
Com mais de 70 pessoas no elenco do espetáculo, atores de Teresópolis interpretam os principais personagens da Paixão de Cristo, entre eles Guilherme Duarte, que representa Jesus Cristo, Marcello Peregrino como o Apóstolo Pedro, Guto Paim, Adriano Ramires, Emiliano Bahia, Brian Lagnashy, recém chegado á cidade, interpretando Judas, Diani Bianchi, Paloma Gregório, Leilson Felicio, Robson Mello, Artur Esteves entre outros. O elenco de apoio e figuração, conta com ex alunos do Instituto Saber, participantes da Paróquia de Santa Tereza , além de membros de grupos de teatro local.

Os últimos momentos de Jesus é acompanhado de perto pelo público

Ficha Técnica
Na produção executiva, Pâmela Canabal. Adaptação de roteiro “Via Sacra do Amor”, Padre Roque Schneider. Direção de Jonathan Marques, Supervisão Geral Cléo Rodrigues. Supervisão Cenográfica Renato Pimentel e Inês Rezende. Figurino Ateliê Avesso do Pano, Ateliê Menina Mulher e Asi Artes. Adereços e Acessórios Jonathan Marques e Cléo Rodrigues. Luz e sonoplastia Thais Pereira. Coreografias e Maquiagem de Pietra Mello.

Apresentações
14/04 /22 – (Quinta-feira) Horário: 18h. 15/04/22 – (Sexta-feira Santa) Horário: 18h. 16/04/22 – (Sábado de Aleluia). Horário: 21h. Local de Encenação: Praça Baltazar da Silveira (Santa Tereza), na Várzea.

Tags

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ginásio Pedrão recebe o Festival Teresopolitano de Vôlei

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

Carona de motocicleta morre atropelada por caminhão na Várzea

Principal suspeito de homicídio em Santa Cecília é flagrado cometendo tortura

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE