Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura de Teresópolis nega falta de médicos na UPA

"Um estava realizando a transferência e dois seguiram no atendimento", justifica governo em nota

Luiz Bandeira

O serviço público é norteado por princípios que devem ser observados para que seja prestado um atendimento eficiente à população. E para ajudar a atingir a eficiência, na legislação brasileira há instruções para guiar o órgão responsável pelo serviço adequado, Como versa a lei federal nº 8.987/95 que trata das concessões e permissões de serviços públicos conceituando no artigo 6º, § 1º o serviço adequado: “§ 1o Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas”. Porém, na maioria das vezes não é assim que funciona. Na semana passada o vereador Fidel Faria postou em suas redes sociais um vídeo onde denuncia a falta de continuidade no atendimento médico da UPA 24h, segundo ele ao menos por duas vezes nos últimos 20 dias. “Recebi outra denúncia que não teria médico em atendimento, já é um caso reincidente, eu estive aqui há menos de 20 dias e não tinha nenhum médico atendendo, como agora também não tem”, denunciou o vereador. Fidel relatou ainda que ao procurar explicações do diretor da unidade de saúde, recebeu dele a resposta que “o médico precisou acompanhar uma transferência de paciente”. Ainda na publicação, o vereador diz que não se conformou com a justificativa. “Se o médico saiu na ambulância e se eu chegar para o atendimento ambulatorial não tem o quê? Médico. O outro está na sala vermelha atendendo um paciente que chegou aqui grave. Se chegar qualquer outra pessoa aqui não tem como atender… Então vou relatar aqui mais uma vez, vou fazer o relatório junto com o do dia 18 de março, que também não tinha médico e amanhã estarei indo protocolar tanto no Ministério Público Municipal, quanto no Ministério Público Estadual. Porque isso aqui é um caso de negligência, uma vergonha para a saúde da população de Teresópolis”, finalizou.
Na última sexta-feira, 08, quando tivemos conhecimento da grave denúncia, pedimos explicações à prefeitura e somente nesta segunda-feira recebemos a resposta da Assessoria de Comunicação da prefeitura municipal, informando que “até às 21h, da última quinta-feira (7), havia três médicos na (UPA). No momento da chegada do Vereador Fidel Faria à unidade, um destes profissionais estava realizando a transferência de paciente ao (HCTCO). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, após as 21h, a unidade permaneceu com dois médicos”.

Presidente também se posicionou
Repercutindo a denúncia de Fidel Faria, o presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Vasconcellos se pronunciou em seu programa semanal, veiculado nas redes sociais na Diário TV, “Café com Leonardo Vasconcellos”, onde fez severas críticas ao responsável pelo setor no município. “Secretário Antônio tá fazendo é criando depósito de pessoas, essa quadrilha, essa máfia de pessoas que vem esquartejando o direito do teresopolitano de viver com qualidade. Secretário Antônio, pede pra sair, é uma vergonha. O senhor como profissional de saúde, peça pra ir embora. Porque se não estão lhe dando capacidade de trabalho é o seu caminho a fazer. Ou então o prefeito, coligado com o senhor e aí não lhe manda embora porque tem outros compromissos. Vocês estão sujando mãos para acabar com vidas”, acusa o presidente da Câmara, que anunciou que em Teresópolis há um novo tipo de secretaria, “O Brasil inaugurou em Teresópolis a ‘Secretaria da Doença’, aqui não se promove saúde, se promove curandeirismo e pilantragem. Tudo que eu estou falando está gravado, me chamem que eu tenho como provar. É isso aí, peçam pra sair”, disse. O vereador só não revelou em seu desabafo o que tem para provar e porque não apresenta ao publico tais provas às quais diz ter.

Luiz Bandeira

Segundo denúncia acolhida pelo vereador Fidel Faria, ao menos nos últimos 20 dias por duas vezes faltou médico para atender a população que procurou a principal unidade de pronto atendimento

Tags

Compartilhe:

Edição 05/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dia Mundial do Chocolate: além do sabor, o doce pode ser aliado da saúde

Teresópolis celebra aniversário de 134 anos contando a história da cidade

TUDO AQUI: Central de Atendimento ao Interior tem inauguração prevista para o dia 30 de julho

Teresópolis 134 anos: Comunidade católica celebra missa pelo Aniversário da Cidade

Hugo Leal destina R$ 2 milhões para centros de atendimento a crianças neuroatípicas em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE