Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Abastecimento da Cedae está reduzido em Teresópolis

Companhia diz que problema está sendo causado por instabilidade na rede elétrica

Devido à instabilidade na rede elétrica causada por manutenção da concessionária Enel, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Preto, na localidade de Três Córregos, em Teresópolis, está operando com capacidade reduzida. “Equipes da Enel seguem atuando no reparo, e o abastecimento de água será retomado assim que o fornecimento de energia for normalizado”, justificou a Cedae na tarde desta segunda-feira, 18. Também em contato com a redação do jornal O Diário e Diário TV, a companhia orientou os moradores da região a usar de forma equilibrada os reservatórios internos (caixas d ‘água e cisternas), reprogramando as tarefas não essenciais que representem grande consumo de água. “Clientes da Cedae podem solicitar o abastecimento por caminhão pipa pelo telefone 0800-282-1195”, pontua ainda a nota divulgada pela Assessoria de Comunicação.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Preto, na localidade de Três Córregos, em Teresópolis, está operando com capacidade reduzida Marcello Medeiros/Arquivo O DIÁRIO


O principal sistema de abastecimento do município – responsável por 95% do atendimento – fica em Providência, no Segundo Distrito, ao lado da foz do Paquequer. Mas não é do nosso principal rio que vem a água que chega às residências e estabelecimentos comerciais. A captação é feita no curso d´água ao lado, o Rio Preto. A estação desvia parte do líquido para um desarenador, que, como diz o nome, retém as partículas de areia. Nesse ponto também há gradeamento para evitar que galhos de árvore e outros materiais sejam levados até a elevatória. Em seguida, um conjunto de moto-bombas empurra a água, em um ritmo de 435 litros por segundo, para a localidade de Três Córregos. E é nas proximidades do KM 71 da Rio-Bahia que acontece uma das principais etapas do processo, o tratamento da água que será distribuída aos teresopolitanos. Na ETA, o líquido chega a um grande tanque. Em seguida, vai para um sistema chamado floculação, canais onde a velocidade da água é reduzida e ela recebe sulfato de alumínio líquido, que serve para desestabilizar as partículas de sujeira. A próxima etapa são os grandes tanques de decantação, onde fica tempo necessário para a sujeira ir para o fundo. Depois a água vai para os filtros, passando por processo de desinfecção – cloração, alcalinização e fluoretação. É o tratamento fundamental para garantir uma água de qualidade, sendo nosso serviço referência há bastante tempo. Após o tratamento concluído a água é bombeada por mais seis quilômetros, ficando em reservatório no bairro da Prata com capacidade para seis milhões de litros. Dali,é distribuída para praticamente toda a cidade através de elevatórias em vários pontos.

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE