Luiz Bandeira
Seguindo a tendência mundial que adota o relaxamento das medidas restritivas, antes necessárias para deter o avanço da pandemia de Coronavírus, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer vem retomando atividades esportivas, recreativas e terapêuticas, que estão sendo oferecidas gratuitamente à população no Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara, o Pedrão, e em outros espaços esportivos públicos como 11 clubes e associações que estabeleceram parceria para seção de suas praças de esportes, permitindo assim que sejam praticadas 28 atividades e modalidades esportivas. A SMEL tem como missão apoiar o esporte, levar lazer e entretenimento às comunidades para a promoção do desenvolvimento da atividade física e atua também na formação de atletas e trabalha para disponibilizar escolinhas de esportes de diversas modalidades e em diversos locais para a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos do município.
Nesta quarta-feira, 11, a equipe do jornal O Diário e Diário TV esteve na secretaria para conversar com a subsecretária Helena Corsino sobre esse momento de reencontro da população com as práticas que promovem a saúde. Helena começou nossa conversa contando que antes de reabrir ao esporte o Pedrão, até então utilizado como ponto central de testagem para detectar a Covid-19 houve um minucioso serviço de desinfecção e higienização em todas as instalações do ginásio. A subsecretária reforçou que para se inscrever em uma destas atividades é preciso ir até o Pedrão e que as inscrições deixaram de ser online e agora são presenciais. “Nós estamos atendendo a população com inscrições presenciais para facilitar o acesso às informações, então quem estiver interessado é só vir aqui na Secretaria no nosso ginásio, trazendo a documentação necessária para se matricular numa destas atividades”, orienta Helena Corsino.
Entre as atividades esportivas futebol, futsal, handbol, jiu-jitsu, natação e vôlei, mas também existem atividades diversas como alongamento, defesa pessoal, ginástica funcional, ginástica para bebê, hidroginástica, musculação, tai chi chuan e reiki entre outras. “Nós começamos com crianças de seis meses na nossa ginástica para bebês e os mais idosos têm 90 anos, no alongamento. Então é uma coisa linda de se ver, porque aqui tem desde o bebezinho até aquela senhorinha bem de idade”, revela entusiasmada a subsecretária.
Às sete horas as primeiras atividades têm inicio e às 20h30 terminam as últimas aulas oferecidas sempre de graça, bastando ao interessado apresentar os documentos exigidos e o exame de aptidão física para a prática esportiva, no momento da inscrição. “Todo mundo só pode se matricular com o atestado médico e aí tem que trazer comprovante de residência, uma foto 3×4, criança tem que trazer uma declaração escolar pra gente só matricular no contraturno da escola e tem que trazer RG, CPF, Certidão de Nascimento, toda essa documentação, mas o mais importante é a declaração escolar para o menor de idade e para todos o atestado médico”, orienta Helena, que conclui com um chamado à população. “É só vir aqui escolher uma das 28 atividades oferecidas e ficar conosco praticando esporte”.
Informações podem ser obtidas na própria Secretaria de Esporte e Lazer, no Ginásio Pedro Rage Jahara, das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira. Como dito na entrevista, crianças de seis meses e idosos sem limite de idade podem participar bastando estar atestada a condição de saúde própria para a prática da atividade pretendida e para o menor de idade interessado, declaração escolar.